mundo

Peña Nieto nomeia Alejandro Diaz de Leon como novo presidente do BC do México

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, nomeou nesta terça-feira Alejandro Díaz de León como o próximo presidente do banco central mexicano. León, que atualmente é vice-presidente da instituição, ficará no lugar de Agustín Carstens, que nesta semana deixará o comando do banco central para assumir a liderança do Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) na Suíça.

A decisão deixa o conselho do banco central com quatro membros com direito a voto até que um vice-presidente seja nomeado, o que Peña Nieto deve fazer no início de 2018, de acordo com alguns senadores. A nomeação de Díaz de León significa a continuidade das políticas que tornaram a autoridade monetária um dos BCs mais ortodoxos da América Latina. O novo presidente do banco central mexicano tem defendido a autonomia da instituição e o mandato para manter o poder de compra do peso mexicano por meio de uma inflação baixa e estável.

O mandato de Díaz de León começará em 1º de dezembro e irá até dezembro de 2021, quando o mandato de Carstens estava programado para terminar. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo