Israel aprova 277 novas casas na Cisjordânia ocupada

Israel aprovou nesta segunda-feira a construção de 277 novas habitações na colônia judaica de Ariel, desafiando as críticas da comunidade internacional à continuidade das obras em territórios ocupados reivindicados pelos palestinos para o estabelecimento de um futuro Estado independente. Trata-se do terceiro projeto de construção em áreas ocupadas por Israel anunciado em uma semana.

Em Washington, o Departamento de Estado dos EUA qualificou o anúncio como “profundamente perturbador”. Victoria Nuland, porta-voz da chancelaria norte-americana disse que “ações como esta são contraproducentes para a retomada das negociações diretas” entre israelenses e palestinos.

Ghassan Khatib, porta-voz da Autoridade Nacional Palestina (ANP), considerou o anúncio israelense “uma escalada” e pediu à comunidade internacional que pressione Israel.

A assessoria de imprensa do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, recusou-se a comentar a aprovação do projeto habitacional em Ariel, uma colônia judaica situada numa área bastante avançada da Cisjordânia ocupada. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo