Encontrada sobrevivente 9 dias após terremoto na China

Uma mulher presa em um túnel dentro de uma usina hidrelétrica foi resgatada nesta quarta-feira (21), nove dias depois do terremoto que atingiu a região central da China e provocou a morte de dezenas de milhares de pessoas. A mulher foi a única sobrevivente encontrada hoje. Ela estava presa em um túnel de redirecionamento de água na usina hidrelétrica de Jinhe, na cidade de Hongbai, informou a agência de notícias Nova China.

A mulher foi levada de helicóptero a um hospital próximo e foi internada com fraturas múltiplas, disse o médico Pu Jinhui. Os ferimentos, no entanto, não apresentam risco para a sobrevivente prosseguiu a agência estatal. A notícia vem à tona em um momento no qual o governo central chinês ordenou às agências administrativas que reduzam seus gastos em até 5% este ano para liberar o orçamento e bancar os esforços de reconstrução.

Por meio de um comunicado, o Conselho de Estado anunciou que o objetivo é criar um fundo de reconstrução de 70 bilhões de yuans. A quantia equivale a 16,4 bilhões de reais. Também hoje, o governo chinês elevou a 41.353 o número de mortes confirmadas pela catástrofe natural. Autoridades chinesas acreditam que a cifra final de vítimas do terremoto de 7.9 graus na escala Richter que atingiu a província de Sichuan na segunda-feira da semana passada superará a marca dos 50 mil mortos.

Voltar ao topo