China confirma 4ª morte provocada por leite contaminado

A China confirmou nesta quinta-feira (18) sobre uma quarta morte provocada pelo consumo de leite em pó contaminado. A vítima vivia na província do noroeste de Xinjiang, onde 86 pessoas adoeceram após consumir o leite com melamina, um produto químico industrial. Não há informações adicionais sobre a vítima, nem foi divulgado se tratava-se de um bebê.

Na quarta-feira, o ministro da Saúde, Chen Zhu, havia confirmado três mortes de bebês e disse que mais de 6 mil crianças pelo país estavam doentes por causa da contaminação. As três primeiras mortes foram causadas por falência renal, após o consumo do leite com melamina. O escândalo causou pânico entre os pais, que lotam os hospitais em busca de exames para saber se seus filhos estão contaminados.

A melamina, um químico usado normalmente em plásticos, foi ilegalmente misturada às fórmulas para bebês em pelo menos 22 indústrias de laticínios chinesas, segundo autoridades. A informação veio à tona apenas meses depois de os primeiros bebês ficarem doentes. O produto ilegal foi introduzido para que o leite aparentasse mais níveis de proteínas.

O anúncio da mais recente morte ocorreu ao mesmo tempo em que a China anuncia novas medidas para conter o crescente escândalo. O governo disse que iria resolver brechas que possibilitaram a comercialização do produto com problemas. Segundo as autoridades será ampliado o controle sobre produtos agropecuários.

A principal agência de controle de qualidade do país baixou uma norma, segundo a qual os produtores de alimentos não podem mais ficar isentos de inspeções, mesmo que tenham um bom histórico. Segundo a agência estatal Nova China, uma das empresas que utilizavam esse benefício era a Sanlu, primeira envolvida no escândalo do leite em pó e a companhia em que o produto estava mais contaminado.

O prefeito de Shijiazhuang, cidade ao norte onde o grupo Sanlu é sediado, foi afastado do cargo. A polícia também deteve a presidente da companhia, que antes perdeu o emprego. No total, 18 pessoas foram detidas no caso, 12 delas nesta quinta.