Bush se despede da Europa em viagem quase despercebida

O presidente americano, George W. Bush, iniciou nesta segunda-feira (9) sua última viagem pela Europa antes de deixar a Casa Branca. Ele deverá tratar com os principais líderes europeus temas como o programa nuclear iraniano, a mudança climática e a estratégia para a obtenção de um acordo de paz no Oriente Médio, entre outros assuntos.

Como muitos americanos, os europeus parecem fatigados com a figura de Bush. Sua decisão de invadir o Iraque motivou o sentimento antiamericano em muitos países, como reconhece o próprio presidente.

Ele desembarcará na Eslovênia, onde participará de uma cúpula entre Estados Unidos e União Européia. Até o dia 16 de junho, ele ainda visitará a Alemanha, Itália, França e Reino Unido – parceiros do governo americano nos últimos anos. O presidente ainda será recebido pelo papa Bento XVI na Cidade do Vaticano.

A menos de oito meses de Bush deixar a presidência dos Estados Unidos, os líderes europeus esperam discutir os principais assuntos internacionais relacionados entre os dos países. A mudança climática, o desafio atômico iraniano e as relações com a Rússia são algumas das questões em comum.

Bush pretende ainda conseguir um maior compromisso com seus aliados no Afeganistão, discutir a situação política da Sérvia e a inclusão do Leste Europeu nas instituições democráticas européias.

Segundo o jornal espanhol El País, fontes da Casa Branca afirmam que Bush espera reiniciar o diálogo com Alemanha e França sobre a guerra no Iraque, que se converteu no maior fracasso da administração de Bush.

Voltar ao topo