Eleições nos EUA

Bush diz que transição para Obama será ‘tranqüila’

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse que a eleição de Barack Obama representa “o triunfo da história americana” e prometeu assegurar que a transição para o próximo governo será “tranqüila”. “Ele pode contar com a total cooperação de minha administração ao fazer a transição para a Casa Branca. Durante esse período de transição, eu vou manter o presidente eleito totalmente informado sobre as decisões importantes”, afirmou Bush.

O presidente telefonou para Obama na noite de terça-feira (4), assim que soube que o candidato democrata havia selado sua vitória na eleição, e disse que convidou Obama e sua família a visitarem a Casa Branca. “Laura e eu estamos ansiosos por dar boas-vindas a eles, tão logo quanto seja possível”, disse Bush.

Ele acrescentou que, ao eleger um negro para a Presidência pela primeira vez, os norte-americanos “mostraram a um mundo atento a vitalidade da democracia americana. Não importa como eles depositaram seus votos, todos os americanos podem se orgulhar de terem feito história ontem. Será emocionante ver o presidente Obama, sua esposa Michelle e suas belas filhas atravessarem as portas da Casa Branca. Sei que milhões de americanos serão tomados de orgulho naquele momento inspirador, pelo qual tantos esperaram por tanto tempo”.