Berlusconi está “otimista” para solução da crise entre Israel e Palestina

O primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi mostrou-se "otimista" para solucionar a crise no Oriente Médio após se reunir com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.

Para o premier italiano, a paz entre Israel e Palestina "nunca esteve mais próxima", e a Itália pretende ajudar no acordo para a criação de "dois Estados independentes e soberanos".

Abbas, que chegou nesta quinta-feira (10) a Roma para uma visita oficial, agradeceu a Itália pelo apoio "ao povo palestino" e vê com bons olhos "o papel fundamental" que o país pode ter na região, principalmente pelas "ótimas relações" da Itália com Israel e os países árabes.

"Poderemos aproximar os diversos pontos de vista", explicou o presidente palestino, que convidou Berlusconi a visitar os territórios palestinos.

"Estamos prontos para fazer o que o presidente palestino achar que podemos fazer ao seu lado e do governo israelense", assegurou o presidente do Conselho de Ministros italiano, e "esperamos, visto o otimisto expressado pelo presidente dos Estados Unidos, George Bush, conseguir uma solução definitiva em um período breve".

Porque a Terra Santa "é um problema não só de Israel e dos palestinos, mas de todos nós que habitamos no Mediterrâneo", disse o premier italiano.

Berlusconi não deixou de elogiar o seu convidado, definindo Abbas como "uma pessoa extraorinária", porque sabe unir "o entusiasmo próprio dos jovens" à "concretude, paciência, experiência de… nós velhos".

Durante a sua estadia em Roma, o presidente palestino foi recebido pelo chefe de Estado italiano, Giorgio Napolitano; pelo prefeito de Roma, Gianni Alemanno; e pelo ministro das Relações Exteriores, Franco Frattini.

Com todos, Abbas recordou a "história milenar" que une o povo italiano ao palestino, e agradeceu a Itália pela amizade demonstrada à ANP.

O presidente também se reuniu com o ex-premier Romano Prodi e o antigo chanceler Massimo D’Alema.

Voltar ao topo