Ahmadinejad não tem legitimidade, diz oposicionista

O líder oposicionista iraniano Mehdi Karroubi reiterou hoje que o presidente Mahmoud Ahmadinejad não tem “legitimidade”. Ahmadinejad foi reeleito no ano passado, em eleições nas quais houve fraudes generalizadas, segundo a oposição.

As declarações de Karroubi foram veiculadas pelo site reformista rahesabz.net. “Se esta pessoa tivesse sido apontada pelo povo, nós não teríamos desculpa, mas esta pessoa não tem legitimidade popular nem legal”, afirmou Karroubi. Em 12 de junho completará um ano após as polêmicas eleições. No fim de janeiro, Karroubi disse que reconhecia Ahmadinejad como presidente, pois ele foi endossado pelo aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do país.

A vitória de Ahmadinejad levou a protestos pelas ruas do país, na pior crise política interna a atingir a República Islâmica desde seu estabelecimento, após a Revolução Islâmica de 1979. Dezenas de manifestantes foram mortos, centenas presos e vários importantes reformistas, jornalistas e ativistas pelos direitos humanos foram julgados e detidos.

A vitória de Ahmadinejad “não foi uma eleição, mas uma nomeação”, afirmou Karroubi. “O número de votos foi determinado antes” da disputa nas urnas, afirmou ele. No mês passado, os líderes oposicionistas convocaram protestos para marcar o primeiro aniversário da reeleição de Ahmadinejad. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo