Agência dos EUA conclui lei que limita emissões de CO2

O governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, finalizou hoje as regras para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa por usinas de produção de energia, fábricas e outras instalações industriais. Com isso, o governo pretende forçar as companhias a investir em equipamentos, embora caros, para controle da poluição, em um esforço para combater a mudança climática.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) dos EUA informou que, de acordo com as regras, as indústrias a serem construídas e as já existentes que passarem por modificações precisarão de permissões para emitir dióxido de carbono.

Em julho de 2011, qualquer novo grande emissor – definido como aquele que libera 100 mil ou mais toneladas de gás carbônico por ano – precisará de permissões para emitir gases causadores do efeito estufa. As grandes fábricas que passarem por atualizações precisarão dessas permissões mais cedo, a partir de janeiro de 2011.

Limitar a concentração dos gases causadores do efeito estufa é item fundamental na agenda do governo Obama para o meio ambiente. A EPA já finalizou regras para regular as emissões desses gases pelos veículos automotores. As primeiras regulamentações da história dos EUA sobre a emissão de gases causadores do efeito estufa foram concluídas mais cedo neste ano. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo