Marmorarias formam consórcio para exportar e elevam faturamento em até 20%

Para algumas áreas, o mercado interno não é o único meio de incrementar as vendas. Há possibilidade de se vender mais exportando. No entanto, a burocracia e todas as dificuldades para se exportar de forma legal levam muitas empresas a desistir desse tipo de operação.

Um grupo de 11 marmorarias de Curitiba e Região Metropolitana porém, decidiu encampar esse desafio e o que antes apenas gerava vendas dentro do país acabou se transformando em uma atividade lucrativa, com expansão dos negócios em torno de 20%.

Hoje esse grupo de marmorarias atende a grandes pedidos, inclusive com especificações diferentes, situação que dificilmente poderia ocorrer anteriormente em razão do volume de peças e do prazo de entrega. A união delas permitiu que os dois itens (quantidade e prazo) pudessem ser cumpridos.

O Paraná é o 4.º estado exportador do Brasil, contribuindo com 6% da produção total do país. O Brasil, por sua vez, produz 1,4% do volume mundial de rochas processadas e ocupa o 6.º lugar em termos de volume de exportação.

No Brasil existem cerca de 500 tipos diferentes de rochas comerciais, incluindo granitos, mármores e quartzos, distribuídas ao longo de 1.300 jazidas.

Voltar ao topo