Maranhão é recordista em amputação de pênis por causa de câncer

O Maranhão tem o maior índice de amputação parcial ou total de pênis no País, uma média de sete por mês, por causa de câncer, segundo o Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Belo (Imob), hospital de referência no tratamento da doença no Estado. Segundo o diretor do hospital, o médico urologista José Ribamar Calixto, a principal causa está ligada aos baixos indicadores sociais do Estado.

A falta de informação facilita a disseminação do vírus HPV, um dos fatores de risco da doença, cuja ação é potencializada pela falta de higiene, principalmente na zona rural. Há casos de pacientes que passaram quase um mês sem um banho com água e sabão. Além disso, a maioria costuma tratar os primeiros sinais do problema com remédios caseiros.

O médico suspeita que o número de casos possa ser maior, pois há atendimento em outros hospitais de São Luís e do interior, mas a notificação não é obrigatória. Oficialmente, o Maranhão é o segundo Estado em número de casos de câncer de pênis. O recorde em amputação se deve ao fato de a maioria dos pacientes buscar atendimento médico com a doença já em estado avançado. A melhor prevenção, segundo o médico, é higiene e manter consultas médicas regulares. 

 


Voltar ao topo