?Mancha? de óleo em Paranaguá será combatida em simulado

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) realiza nesta quarta-feira (24) um simulado no mar para prevenção de vazamento de óleo e derivados. Uma ?mancha? de pipoca será formada no mar e a equipe do Centro de Excelência em Defesa Ambiental (Ceda) vai realizar um cerco a um navio que estará atracado no Porto de Paranaguá. O superintendente da Appa, Eduardo Requião, vai acompanhar o exercício.

Serão utilizados 20 lances de barreiras de contenção, recolhedores, moto-bombas de transferência, tanques de armazenamento, além de três embarcações. O exercício ? que simula uma situação real – vai envolver equipes da empresa Alpina Briggs e também foram convidados a Capitania dos Portos do Paraná, o Corpo de Bombeiros, o IAP e a Guarda Portuária.

No início do mês, um treinamento preparou equipes dos portos para atuarem de forma ágil e preventiva contra acidentes ambientais. O navio cargueiro ?Vitali? foi cercado com 375 metros de barreiras de contenção. O exercício, inédito em Paranaguá, serviu como preparação para um procedimento de segurança que será adotado em 2007 nos portos paranaenses.

Eduardo Requião presenciou o treinamento e destacou que os investimentos em meio ambiente vão continuar, a exemplo do que ocorreu nos últimos quatro anos. ?Nós queremos este ano colocar o porto como um terminal de ponta na resolução, nos questionamentos, na pesquisa e nas propostas portuárias para que o meio ambiente seja respeitado?, afirmou.

Voltar ao topo