Lula diz que ainda não fez a reforma agrária que gostaria

Ao participar, hoje, em Brasília, do I Encontro Nacional da Agricultura Familiar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que ainda não fez a reforma agrária que gostaria e mais uma vez pediu paciência: “Vocês sabem o quanto demora entre plantar e colher”, afirmou. “Governar é a mesma coisa”, disse Lula. O presidente reiterou que o governo está estudando a criação do Pacote da Cidadania para incentivar os mais jovens a permanecer no campo. “Não será com discurso que convenceremos a juventude a ficar no campo”, afirmou o presidente.

Na lista das medidas anunciadas para o Pacote da Cidadania, Lula citou a criação de linhas de crédito para financiar a safra. “A verdade é que durante muito tempo os nossos bancos foram desaprendendo como fazer financiamento para os pequenos”, comentou. Para uma platéia formada por cerca de 1500 agricultores, o presidente pediu aos agricultores que denunciem dificuldades enfrentadas para obter financiamento. “Na hora em que vocês chegarem ao banco e forem maltratados, reclamem, por alguém tem que saber e assim é mais fácil consertar o erro”, disse durante o encontro que está acontecendo no Pavilhão de Exposição, do Parque da Cidade, em Brasília.

Extremamente à vontade, Lula manifestou o desejo de transformar o Brasil “no País mais cooperativo do mundo”. O presidente destacou a importância de os agricultores se organizarem em cooperativas, mas ressaltou que o governo não pode interferir neste assunto. “Isso só dará certo com a vontade de vocês. Se a cooperativa for criada de cima para baixo, não dá”, argumentou o presidente, que foi aplaudido oito vezes pela platéia.

Antes do discurso, Lula ganhou uma cesta cheia de produtos fabricados por camponeses. Ele experimentou amendoim e um biscoito de Pernambuco. “Adorei. Se tivesse para comprar aqui eu compraria”, brincou.

Voltar ao topo