Lula defende mudanças e pede paciência à população

Num discurso carregado de emoção, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu hoje (23) a necessidade de começar a aprovar mudanças, já no primeiro ano de seu governo. Na solenidade de posse de Jorge Miguel Samek na presidência da Itaipu Binacional, ele disse que não adianta ficar reclamando das dificuldades, porque já as conhecia quando se candidatou ao cargo. Lula garantiu que grande parte das políticas sociais tem de começar a ser implantada este ano e advertiu os ministros de que, se tiverem que fazer algum corte de verba, que não seja na área social.

?Muitos setores podem esperar mais um mês, um ano, mas quem está com fome não pode esperar nem mais um dia?, afirmou. Mesmo assim, o presidente pediu paciência à população. Fazendo uma comparação entre a situação do País e o tratamento dado a um filho que está com febre e é preciso trocar de médico, ele afirmou: ?Troca-se de médico, mas as coisas não se resolvem de uma vez. Tem que ter paciência.?

Durante a solenidade de posse de Samek, Lula lembrou que não foi à cerimônia de transmissão de cargo de nenhum ministro, mas que estava na capital paranaense para prestigiar o novo presidente de Itaipu, menos pela quantidade de megawatts que a usina de Itaipu gera, mas mais pelo que ela representa. Segundo ele, Itaipu é um símbolo do que entende que deva ser a cooperação do Brasil com seus vizinhos da América Latina.

Lula lembrou, neste contexto, que o Brasil foi colonizado pela Europa, por isso grande parte da elite só voltava seus olhos para aquele continente, esquecendo-se dos países vizinhos. Isso valia, segundo ele, não só para os governos, mas também para os sindicalistas. Exemplificando, disse que qualquer sindicalista brasileiro conhece Berlim, Roma, Estocolmo e Londres muito antes de conhecer Buenos Aires e Montevidéu, porque é da cultura do País tratar com um certo desdém os que são iguais ou mais pobres.

?Por isso, eu fiz questão de cumprir a promessa de fazer minha primeira viagem para Buenos Aires?, observou. ?O Mercosul é um elo de ligação comercial. Precisamos de uma integração efetiva, comercial, política, cultural, com a América Latina.? Segundo Lula, ?estes países estão a exigir que o Brasil lidere a América do Sul? e essa integração tem que ser feita sem subserviência. ?É preciso que se pense na real integração da América do Sul, no desenvolvimento da América do Sul?.

Ele ressaltou que projetos como o de Itaipu podem ser feitos com outros países da região. ?O Brasil será muito mais forte se a gente estiver irmanado em torno de um projeto de América do Sul.?

Voltar ao topo