FHC condecora o presidente do Timor Leste

O presidente Fernando Henrique condecorou hoje o presidente do Timor Leste, Xanana Gusmão,  com a Ordem Nacional Cruzeiro do Sul. Em cerimônia no Palácio da Alvorada, Fernando Henrique lembrou a ajuda do Brasil para a independência do Timor e o apoio nas eleições presidenciais.
– O Brasil orgulha-se de ter colaborado para que o Timor se preparasse para assumir sua condição de nação livre e soberana – disse Fernando Henrique.
Ele destacou também que a presença do brasileiros Sérgio Vieira de Melo, que atuou como administrador do país na transição para o processo democrático.
Fernando Henrique disse que o Brasil irá continuar colaborando com o Timor e citou a parceria nas áreas de saúde, educação e agricultura.
No seu discurso, Xanana Gusmão agradeceu o apoio do governo brasileiro e parabenizou o presidente pela conquista pentacampeonato, fazendo uma brincadeira com o futebol em seu país, Brasil e Portugal.
– Amigos timorenses dizem que nós jogamos como os brasileiros, o que não é verdade; mas dizem também que perdemos como os portugueses, o que não é mentira.
A atriz Lucélia Santos compareceu à solenidade e foi chamada por  Xanana de ?Escrava Lucélia?, numa referência à novela Escrava Isaura. A coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, também estava presente. A pastoral é um programa que está sendo desenvolvido no Timor. Raimundo Damasceno, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também compareceu.
Também estavam presentes deputados da oposição que apoiaram a independência do Timor, como Paulo Delgado (PT-MG),Nilmário Miranda (PT-MG) e João Herrmann (PPS-SP), além dos ministros Barjas Negri (Saúde) e  Geraldo Quintão (Defesa); e o presidente do Supremo Tribunal Federal,  Marco Aurélio Mello. (AG)

Voltar ao topo