Ecoturismo e meio ambiente

Ecoturismo, ou Turismo Ecológico – realidade resultante do mundo em mudança pela nova estrutura sócio-econômica da globalização. Traduz investimentos em prol da melhoria da qualidade de vida e alcança o meio ambiente. Segundo a Sociedade Internacional de Ecoturismo, esta maneira diferenciada de lazer implica em viajar com responsabilidade para áreas naturais e preservadas com a preocupação de conservar o ambiente e promover o bem-estar das populações locais.

Estima-se um crescimento anual de 30% nos programas de viagens com motivação para o ecoturismo, o que gerou inúmeros incentivos para a proteção de áreas naturais, culturas tradicionais e expansão do artesanato. A preservação com ênfase turística gera rendas e conduz à descoberta de um novo comércio, oportunidades de trabalho e novas profissões.

O Ecoturismo passou, inicialmente, por uma fase de avaliação, apresentado como programa onde se busca usufruir da natureza sem impactos destruidores, comungando de cuidados para que isto não aconteça. Em conseqüência, desenvolveu-se também uma compreensão ecológica. Esta conceituação e o termo ECOTURISMO são agora oficiais – aceitos pela Embratur, Instituto Brasileiro de Turismo e pelo IBAMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis.

Como atividade econômica, identifica turistas que buscam ambientes naturais atrativos. É um bom negócio para agências de viagens e operadoras turísticas especializadas e para as comunidades. É comercializado em “pacotes turísticos” – estação ecológica, reserva biológica, parque nacional, monumento natural e refúgio de vida silvestre. Cada um tem particularidades, cujos fundamentos estão circunscritos na legislação ambiental brasileira.

A este respeito, diz Moraes (2000, p. 25): “”As atividades ecoturísticas no interior e no entorno destas áreas devem ser desenvolvidas, tecnicamente, de tal forma que assegurem as amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas, através de mecanismos e procedimentos necessários ao envolvimento da sociedade no estabelecimento e na revisão da política nacional de unidades de conservação e nas diretrizes de uma política nacional de ecoturismo”.

O empresário do turismo ecológico deve buscar integração com autoridades, conhecer leis e normas que regem a utilização sustentável do meio ambiente. Deve informar-se, por exemplo, sobre o SNUCV – Sistema Nacional de Unidades de Conservação, pois as atividades ecoturísticas devem assegurar a viabilidade econômica sem comprometer os recursos naturais.

O Turismo ecológico valoriza questões que atendem o turista – associa lazer ecológico à saúde e aproveita-o como esporte, transformando-se em aventura de inúmeros atrativos. Não demanda grandes investimentos. A maior parte das atrações turísticas encontra-se na área rural – espaços ainda não afetados pela urbanização e deterioração do ambiente.

Os benefícios obtidos com a correta organização de um sistema de ecoturismo possibilitam retorno financeiro garantido – a conservação do meio ambiente sustenta-se com o próprio negócio. Por isso, para os novos turistas, a paisagem é o cenário onde se espera encontrar uma infra-estrutura de operação bem planejada, meios de acesso coordenados, equipamentos, serviços compatíveis e prevenção de acidentes.

O ecoturismo insere-se nas mudanças comportamentais. Liga a indústria de viagens ao meio ambiente. Custos e benefícios compensados revelam-se. Destacam-se o desenvolvimento econômico e social da região enfocada, enriquecimento cultural proporcionado pela comunicação com pessoas de outros lugares e melhoria da infra-estrutura local – estradas, transportes, fornecimento de alimentos e outros. Incorpora atividades ao destino turístico e beneficia o contexto social, econômico e cultural.

BIBLIOGRAFIA: Moraes, Werter Valentim de. Ecoturismo – um bom negócio com a natureza. Viçosa: Aprenda fácil editora. 2000

Alexandre Silva S. Lôbo

é professor, consultor, doutor em Ciência do Meio Ambiente, mestre em Sociologia, pós-graduado como analista do Desempenho Escolar e graduado em Sociologia e Política e Administração Pública.

Voltar ao topo