Trabalhador de cooperativa faz congresso em Maringá

Os trabalhadores nas cooperativas do Paraná realizam, no dia 2 de maio, no Centro de Tradições Gaúchas Rincão Verde, em Maringá, o 6.º Congresso Estadual de Trabalhadores em Cooperativas. O objetivo, diz o presidente da Fetracoop (Federação dos Trabalhadores em Cooperativas do Estado), Mauri Viana, é debater – e aprovar – as reivindicações que serão negociadas na campanha salarial de 2004. A data-base da categoria é 1.º de junho.

Os seis sindicatos filiados à federação estão promovendo, desde o início do mês, assembléias e encontros para aprovar as propostas que serão apresentadas no congresso. “Vamos unificar essas propostas, que vão desde o salário base à participação nos resultados, passando por doenças ocupacionais (e a criação de um centro de recuperação dos trabalhadores do setor) até segurança e medicina no trabalho, para prevenção de acidentes e uso correto de equipamentos de segurança”, diz o presidente da federação.

O congresso deve reunir cerca de 3 mil pessoas. O Paraná tem, hoje, 311 cooperativas que empregam entre 55 e 60 mil pessoas. “O setor cooperativista tem sido um dos que mais crescem no Brasil e no Paraná não é diferente”, acentua Mauri Viana. O Estado, segundo ele, abriu pelo menos 10 mil novas oportunidades de trabalho no ano passado em cooperativas. “Houve um incremento muito grande em setores como sucos, queijos e frango em todo o Estado”, explica.

Voltar ao topo