Renault convoca recall para suspensão do Clio

A Renault do Brasil está convocando, em caráter preventivo, os proprietários do modelo Clio com numeração de chassi dentre os identificados abaixo, para checagem e eventual substituição da balança de suspensão dianteira. Deverão comparecer às concessionárias Renault os proprietários de 2.888 automóveis produzidos entre 2002 e 2003. A chamada faz parte de um recall mundial da marca, que envolve cerca de 20.000 veículos em todo o mundo.

Apesar de não haver qualquer registro de acidentes, a campanha de recall tem como objetivo, através de checagem e eventual substituição, eliminar o risco de quebra da balança de suspensão dianteira que, em caso de choque nas rodas dianteiras, pode provocar a perda de controle direcional do veículo. O recall foi convocado após o fornecedor da peça, a empresa ACI (Auto Chassis Internacional), ter alertado a Renault que um dos lotes deste componente, importado da França, estava fora da especificação.

A Renault inicia hoje uma ampla campanha em televisão, rádios e jornais de grande circulação. Além de tomar conhecimento pela imprensa, todos os clientes envolvidos receberão uma carta registrada da empresa convidando-os a comparecer a uma concessionária Renault para verificação e possível substituição da peça defeituosa, gratuitamente.

A empresa também coloca à disposição de seus clientes o telefone do Serviço de Atendimento ao Cliente 0800-555615 e o endereço na internet

www.renault.com.br.

Férias com redução da produção

A Volkswagen/Audi deu dez dias de férias coletivas para os 2,5 mil trabalhadores da fábrica de São José dos Pinhais. A parada técnica, que começou ontem e vai até o dia 9 de julho, já estava programada desde o início do ano para ajustes na linha de montagem do novo modelo do Polo – conhecido como projeto Tupi. Porém os funcionários terão duas semanas de folga. Em função da retração das vendas no mercado interno, a montadora incluiu os dias 10 e 11 (próximas quinta e sexta) no banco de horas para compensação até novembro de 2004. Nesse período, 3.500 automóveis deixam de ser fabricados. Os empregados voltam ao trabalho no dia 14, quando a produção diária cairá para 240 carros (Golf e Audi A3).

Até maio, a média era de 400 veículos por dia, número que já foi reduzido para 350 nas duas últimas semanas. O fim das férias coletivas coincide ainda com o fim da produção da Saveiro no Paraná, já previsto por causa da vinda do Tupi. A montagem da picape foi iniciada em julho do ano passado para complementar a produção da Volkswagen em São Paulo e aproveitar a ociosidade da planta paranaense -que tem capacidade para produzir até 750 veículos/dia. Em um ano, saíram da Volks/Audi cerca de 10 mil Saveiro – média de 40 por dia. Por causa da diminuição no ritmo de produção, a jornada de trabalho terá redução de uma hora, passando para 6 horas e 38 minutos por turno. A fábrica opera em 2 turnos com 2,4 mil trabalhadores. “Apesar da queda nas vendas, a princípio não há previsão de demissões”, informou Jamil D?Ávila, coordenador da comissão de fábrica da Volks/Audi.

A primeira tentativa da montadora frente à queda das vendas no Brasil foi adiantar as exportações, por isso o volume de produção foi mantido no primeiro semestre. Mas como o quadro não melhorou, foi necessário diminuir o ritmo, evitando assim que os pátios da fábrica fiquem lotados. Apesar do cenário adverso, a Volks/Audi projeta repetir o volume de produção do ano passado: 97 mil veículos. A esperança de recuperação conta com o novo modelo da família Polo, com lançamento previsto para setembro. A produção em escala deve começar em agosto, para abastecer os estoques das concessionárias.

Na semana passada, os trabalhadores aprovaram a proposta de PLR (Participação nos Lucros e Resultados) da empresa, que prevê R$ 2,3 mil para cada empregado caso sejam cumpridas as metas globais, setoriais e individual. A primeira parcela, de R$ 1,2 mil foi paga ontem. A segunda parte virá em 31 de janeiro de 2004, dependendo do cumprimento das metas. A meta global (que inclui produção de 94 mil carros em 2003 e 85% de carros saindo da linha de produção sem retrabalho) equivale a 50% da PLR. O indicador setorial vale 40% e o individual, 10%. Dependendo do cumprimento das metas, o valor da PLR pode ter variação de 12% para cima ou para baixo. No ano passado, o valor variou de R$ 1.960 a R$ 2.106.

Renault

Também por causa do recuo do mercado doméstico, a Renault do Brasil programou férias coletivas para mil dos seus 2,7 colaboradores no complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais. A Mecânica Mercosul terá duas paradas, dos dias 9 a 18 e 19 a 23, deixando de produzir 9 mil motores. A fábrica de veículos de passeio terá paralisação de 14 a 23, deixando de fabricar 3 mil automóveis Clio e Scénic. Não haverá parada na unidade de utilitários, em conjunto com a Nissan.

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