Procon pede cuidado na compra de aquecedores

Com o aumento da procura por aquecedores e outros aparatos usados para aquecer ambientes, aumenta também a preocupação de órgãos de defesa do consumidor quanto aos transtornos que uma compra mal sucedida estaria sujeita.

Como trata-se de aparelhos que geralmente utilizam resistência elétrica ou produtos combustíveis, a atenção também se volta para a saúde do consumidor. Por isso, a orientação é de que o consumidor fique atento aos quesitos técnicos na hora da compra, para evitar problemas mais sérios durante o uso dos equipamentos.

Para o Procon-PR, antes de comprar qualquer equipamento é preciso levar em conta ainda o impacto que o uso do aquecedor (seja elétrico, a gás ou a diesel) pode causar no orçamento doméstico.

Além do consumo de energia, é necessário considerar a manutenção dos equipamentos. O Procon-PR orienta aos consumidores a pesquisarem os produtos em diferentes locais, já que existe uma diferença grande entre os preços dos aquecedores. Caso a compra seja a prazo é bom ficar atento ao juro que vai incidir sobre as parcelas.

Já o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) ressalta que os aquecedores de água à gás devem dispor da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence).

“Essa etiqueta garante ao consumidor a qualidade comprovada do produto, que foi submetido a testes de medição de consumo de energia e de segurança”, afirma o gerente de fiscalização de produtos do Ipem-PR, Roberto Tamari.

De acordo com a etiqueta, emitida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), os produtos de classificação A consomem menos energia.

Segundo Tamari, das 315 marcas de aquecedores de água instantâneos e dos 297 equipamentos que aquecem a água por acumulação, todos os produtos exibiam a Ence.

Tamari explica que não há legislação que exija especificação técnica padrão para os aquecedores elétricos. Por isso, não há uma fiscalização para averiguar quesitos técnicos, enquanto as vistorias apenas visam avaliar a segurança dos equipamentos.

“Geralmente são avaliados cabos, plugs e a fiação”, afirma Tamari. Em caso de irregularidades, denúncias podem ser relatadas no telefone de atendimento do Ipem-PR, 0800-645-0102.

Informações para esta coluna podem ser enviadas para consumidor@oestadodoparana.com.br