Inadimplência trabalhista preocupa os magistrados

O presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), juiz Hugo Melo Filho, reforçou ontem a manifestação de apoio do presidente em exercício do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Vantuil Abdala, à aprovação projeto de lei que cria a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. A CNDT foi concebida para agilizar a quitação dos débitos trabalhistas e impedir que inadimplentes em ações de execução contratem serviços com órgãos públicos ou recebam qualquer tipo de benefício governamental. Apresentado pelo senador Moreira Mendes (PFL-RO), o projeto já foi aprovado no Senado e aguarda julgamento na Câmara.

Autora da sugestão que resultou no projeto de lei -barra os empregadores inadimplentes em causas trabalhistas, na contratação de serviços públicos ou acesso a benefícios fiscais e creditícios -, a Anamatra comemorou o apoio do TST e disse que está pressionando para que a Câmara vote o projeto de lei em regime de urgência. “O apoio do TST é importantíssimo e vem se somar ao do ministro da Previdência Social, José Cecchin, que é também um entusiasta da aprovação da CNDT e tem dado muita força à idéia”, disse o presidente da entidade, Hugo Melo Filho.

Por sinal, segundo o presidente da Anamatra, a sugestão da entidade de criação do instrumento para reverter o quadro existente, de protelação indefinida na quitação de débitos trabalhistas, mesmo depois de transitado em julgado e da fase de execução, é inspirada na Certidão de Débitos Negativos Previdenciários. Esse mecanismo, do mesmo modo, não permite ao inadimplente com as contribuições da Previdência contratar ou obter qualquer benefício do setor público.

Voltar ao topo