IBGE: vendas no varejo avançam em 6 de 10 atividades

O volume de vendas no varejo cresceu em janeiro, na comparação com dezembro, em 6 das 10 atividades pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em sua Pesquisa Mensal de Comércio (PMC). Entre os destaques positivos estão os aumentos apurados no volume de vendas em Móveis e Eletrodomésticos (2,7%), Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (1,2%), Material de Construção (1,1%), Artigos Farmacêuticos, Médicos, Ortopédicos, de Perfumaria e Cosméticos (0,5%), Tecidos, Vestuário e Calçados (0,5%) e Combustíveis e Lubrificantes (0,3%).

No entanto, o IBGE também apurou quedas no volume de vendas do comércio varejista em janeiro ante dezembro. É o caso de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (baixa de 2,3%), Outros Artigos de uso pessoal e doméstico (recuo de 2,5%), Equipamentos e Material para Escritório, Informática e Comunicação (queda de 5,1%) e Veículos e Motos, Partes e Peças (baixa de 7,1%).

Na comparação entre janeiro deste ano e o mesmo mês do ano passado, todas as dez atividades pesquisadas pelo IBGE apresentaram alta em seu volume de vendas. O avanço foi registrado em Móveis e Eletrodomésticos (19,1%), Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo (4,2%), Artigos Farmacêuticos, Médicos, Ortopédicos, de Perfumaria e Cosméticos (12,7%), Tecidos, Vestuário e Calçados (9,8%), Combustíveis e Lubrificantes (6,3%), Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (4,9%), Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (12,5%) e Equipamentos e Material para Escritório, Informática e Comunicação (7,4%), Veículos e Motos, Partes e Peças (16,4%) e Material de Construção (16,5%).

Bom momento

Considerando todas as atividades, o aumento de 1,2% no volume de vendas do comércio varejista em janeiro ante dezembro foi o mais forte desde agosto do ano passado (1,9%), neste tipo de comparação, segundo informou o economista Reinaldo Pereira, da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.

Pereira disse que a taxa positiva foi beneficiada pelo atual bom momento no comércio varejista brasileiro. “Foi um crescimento bom. Tivemos um resultado no ano passado próximo de zero, uma estabilidade. Estamos vendo agora esta variação importante, mostrando aí o crescimento do comércio, mesmo com os aumentos de juros e as medidas macroprudenciais”, afirmou.

Receita

A receita no volume de vendas do comércio varejista mostrou alta de 1,1% em janeiro deste ano ante dezembro do ano passado, segundo o IBGE. Na comparação com janeiro do ano passado, a receita no volume de vendas do comércio varejista cresceu 13,3%. Até janeiro deste ano, a receita do comércio varejista subiu 14,5% no período em 12 meses.

Voltar ao topo