Hungria está pronta para negociar com FMI

Budapeste, 8 – A Hungria está pronta para iniciar negociações incondicionais com o Fundo Monetário Internacional (FMI), disse o primeiro-ministro do país, Viktor Orban. “Da nossa parte, não há precondições para começar as conversas. Quaisquer questões que ambos os lados considerem importantes podem ser colocadas na pauta”, acrescentou.

As negociações da Hungria com a União Europeia e o FMI sobre uma nova linha de crédito para o país congelaram depois de Orban apresentar planos para reformar o banco central do país que foram consideradas uma ameaça à independência da instituição tanto pelo fundo quanto pelos europeus.

Até o momento, Orban recusou-se a abandonar a reforma. Na sexta-feira, a Fitch juntou-se à Moody’s e à Standard & Poor’s e rebaixou a nota da dívida húngara para o território dos investimentos especulativos. Um dia antes, o florim, a moeda da Hungria, tocou o menor nível já registrado em relação ao euro, de 323 florins.

Orban disse que Tamas Fellegi, negociados da Hungria para a União Europeia e o FMI, está autorizado a assinar acordos que permitam ao país introduzir um programa econômico elaborado em parceria com o FMI. Fellegi deve se reunir com a diretora-gerente do fundo, Christine Lagarde, em Washington na quarta-feira.

O primeiro-ministro húngaro disse também que o parlamento do país não aprovará leis relacionadas à economia enquanto as negociações com o FMI estivessem em andamento. As informações são da Dow Jones.