COMEMORAÇÕES

Festa do Dia do Trabalhador inicia com missa no Centro Cívico

 

Para comemorar o Dia do Trabalhador, celebrado neste domingo, 1° de maio, várias entidades realizam eventos em homenagem à categoria em Curitiba e Região Metropolitana. A principal delas, organizada pela Força Sindical em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, teve início às 10 horas com uma missa celebrada pelo Arcebispo Dom Moacir Vitti e pelo Padre Reginaldo Manzotti. O evento desde cedo com a presença de diversas autoridades, como o governador Beto Richa, o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci e a senadora Gleisi Hoffmann. A programação se estende ainda pela tarde com a sanção do novo salário mínimo regional por Richa e apresentações de duplas sertanejas.

Para o presidente licenciado da Força Sindical, Sérgio Butka, a comemoração do Dia do Trabalhador organizada pela entidade já virou uma tradição da data. “Hoje temos uma condição mais privilegiada e podemos oferecer um evento desse porte para comemorar os avanços nas condições de trabalho, relembrar o que ainda temos que construir e integrar a sociedade”. Ele ainda comenta que a intenção da programação variada é agregar a família dos trabalhadores nesse comemoração. “A família é a primeira que sente quando você está em um emprego que não oferece condições adequadas de trabalho, então ela merece participar”.

A cozinheira Maria de Lourdes da Silva fez questão de ir com a família para o Centro Cívico para acompanhar a programação inteira do evento. “Vamos passar o dia inteiro aqui porque é uma comemoração importante, que incentiva a gente a trabalhar melhor durante a semana. Só essa missa já alivia a alma”, comenta. A empregada doméstica Tereza Maria da Silva ainda completa: “Temos que comemorar porque já conquistamos muita coisa e hoje é um dia abençoado por causa da beatificação do Papa João Paulo II”.

Governador sanciona novo mínimo

Um dos momentos mais esperados no evento do Centro Cívico é a assinatura da sanção do novo salário mínimo regional, aprovado recentemente pela Assembleia Legislativa do Paraná, pelo governador Beto Richa, que acontece às 15 horas. Para Butka, a iniciativa de Richa em sancionar o mínimo durante a comemoração demonstra uma boa vontade do governo estadual em relação aos trabalhadores. “Desta forma, o governador mostra que o estado está querendo dar continuidade à política do salário mínimo, ratificando o que já falou anteriormente”. O próprio governador afirma que escolheu a data para fazer uma homenagem aos trabalhadores. “Queremos mostrar que o governo está de mão dadas com os trabalhadores e que somos sensíveis a todas as reivindicações, atuando sempre de forma transparente e democrática.

Outros eventos

Além da comemoração organizada pela Força Sindical no Centro Cívico de Curitiba, outros eventos semelhantes acontecem na capital e na Região Metropolitana, como a festa do Sindicato dos Permissionários da Ceasa Curitiba (Sindaruc), realizada das 10h às 17 horas na própria Ceasa, em Curitiba, e a comemoração organizada pela Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, até às 18 horas no Complexo esportivo Ney Braga.