Estação Convention Center espera faturar R$ 12 mi/ano

Fruto de R$ 50 milhões em investimentos, o Estação Convention Center será inaugurado no dia 30 de março de 2004. A expectativa dos empreendedores é faturar entre R$ 10 milhões a R$ 12 milhões anuais dentro de 24 meses, quando está prevista a plena ocupação do empreendimento. O 31.º Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardíaca, que começa no dia 14 de abril de 2004, será o primeiro evento do maior centro de convenções de Curitiba – com 25 mil metros quadrados de área útil. Já há 26 eventos contratados e 40 em fase de prospecção, informou ontem Artur Grynbaum, vice-presidente do grupo K&G, controlador do empreendimento, em entrevista coletiva realizada para anunciar a conclusão da etapa de construção pesada (cumeeira).

Durante a coletiva, o grupo K&G, que controla também o grupo O Boticário, anunciou um acordo de co-branding com a provedora de telecomunicações Embratel. Com a parceria, o espaço passa a ser batizado de Estação 21 Embratel Convention Center, contando com os mais avançados recursos tecnológicos da operadora, como vídeo-conferência em tempo real, ponto de rede Wi-fi para acesso sem fio à Internet, sistemas de cabeamento para instalação de equipamentos, computadores e telefones, tradução simultânea para todas as salas, entre outros. “Qualquer convencional cliente da Embratel vai continuar ligado à operadora como se estivesse dentro do seu próprio estabelecimento”, destacou o vice-presidente de vendas corporativas da Embratel, Breno Bina Kessler.

Grynbaum esclareceu que a Embratel não entra como sócia do empreendimento, ficando responsável pela parte de conectividade, pela instalação do Museu das Telecomunicações e pelo Business Center. O vice-presidente da K&G informou que o investimento realizado até o momento é todo com capital próprio, mas disse que está em estudos a possibilidade de financiamento para a conclusão do centro de eventos. O diretor da Embratel não quis divulgar o valor dos investimentos da operadora no espaço.

Nicho

Segundo Grynbaum, o empreendimento vai preencher uma lacuna de mercado. “Hoje nós, empresários, temos muita dificuldade em achar um espaço adequado para uma convenção nacional de 2 mil pessoas”. O Estação Convention Center tem capacidade para reunir até 5 mil pessoas em um único evento ou três eventos menores e uma feira simultâneas. São três andares, com salões para 750, mil e 2,7 mil pessoas. O salão maior pode ser dividido em até 12 salas que permitem de 150 a 300 lugares cada.

Dados de 2001 mostram que Curitiba representava em torno de 1% do turismo de negócios do País. “É muito pouco pela infra-estrutura da cidade, condições logísticas, posicionamento central do Mercosul e qualidade de vida”, comenta Grynbaum. Com a inauguração do Estação Convention, a expectativa é deslocar o pólo de turismo de negócios, atualmente concentrado no eixo Rio-São Paulo. Entre as facilidades do novo centro de eventos está a proximidade com o parque hoteleiro e as vias de acesso. Há mais de 30 hotéis num raio de 3 quilômetros do empreendimento, que dista 15 quilômetros do aeroporto e 800 metros da estação rodoferroviária.

Já está agendado para setembro do ano que vem a Mercofrio – Feira de Refrigeração e Ar Condicionado do Mercosul. “Para 2010, está em fase final de captação um evento mundial que percorre os continentes. Curitiba foi escolhida na América Latina”, revelou o superintendente do Estação Convention Center, João Gabril Pretto. As obras do centro de eventos geraram 800 empregos diretos e mil indiretos. “Após a inauguração, a expectativa é gerar 130 empregos fixos e 5 mil empregos indiretos no mercado hoteleiro, transportes, restaurantes e montagem de eventos”, disse o diretor executivo do Estação Convention, Kdeny Siqueira Bostelmann.

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