Cuba quer entrar para o Mercosul

O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, anunciou ontem que Cuba pediu oficialmente para se associar ao Mercosul. O pedido foi feito pelo chanceler de Cuba, Perez Roque, no momento em que eram retomadas as negociações do bloco com Cuba. O presidente do Uruguai deixou claro, porém, que essa é uma posição que precisa ter consenso dentro do bloco.

O presidente do Uruguai reiterou a posição de seu governo de não retirar a candidatura do embaixador Pérez del Castilho ao posto de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Pérez del Castilho concorre dentro do Mercosul com o Luiz Felipe Seixas Correa, representante do Brasil na OMC. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, já deixou claro que o governo brasileiro prefere que o bloco tenha um único candidato: Seixas Corrêa.

Tabaré Vázquez anunciou também o que já era mais ou menos previsto com sua chegada ao poder: o Uruguai deve rever o acordo de investimentos firmado no ano passado com os Estados Unidos. A medida agrada especialmente ao Brasil, tendo em vista que o investimento, junto com compras governamentais, serviços e propridade intelectual, são itens considerados estratégicos nas negociações para criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

Voltar ao topo