Consumidor vai comprar presente

São Paulo (AG) – O gasto com o presente do Dia das Mães será maior este ano. Pesquisa da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) com 830 consumidores mostra que 68,5% deles vão presentear as mães neste domingo e, em média, gastarão R$ 52,47 na compra. Descontada a inflação, o valor é 11% maior do que no ano passado, quando o valor médio do presente foi de 43,91. Os técnicos da Fecomercio não descartam que as compras de última hora surpreendam e esperam aumento de, pelo menos, 4% nas vendas.

A maioria dos entrevistados, ou seja 37,9% do total, deverá dar presentes superiores a R$ 70. Outros 25,7% dizem que gastarão até R$ 50. Em média, os homens afirmam que gastarão R$ 54,35 e as mulheres, R$ 50,64.

O presente mais citado na pesquisa é a geladeira, com 19,5% das respostas. A seguir estão blusas e camisetas (12,1%), flores (9,7%), perfumes e cosméticos (9,5%), calçados (8%) e telefone celular (6,1%). As mães dizem que querem ganhar perfumes e cosméticos (10,5%), calçados (9%), roupas (9%) e flores (8%).

Se confirmada a expectativa, a Fecomercio afirma que este será o segundo aumento consecutivo do faturamento na data, que só perde em importância para o Natal. Em 2004 as vendas cresceram 3,6%, depois de ter registrado redução de 8,7% em 2003.

Os 120 comerciantes ouvidos disseram que 49% das compras deverão ser feitas com cartão de crédito. A seguir são citados carnês (32,7%) e pagamentos com cheque à vista ou pré-datados (14,3%). A maioria (69,4%) está fazendo promoção para atrair clientes e 55,1% estão investindo em campanhas publicitárias. 

Voltar ao topo