ACP

Compra de presentes para as mães cresceu 5% no comércio curitibano

O valor médio das compras de presentes para o Dia das Mães desse ano no comércio curitibano foi de R$ 167, ou seja, 4% maior que os R$ 161 gastos no mesmo período do ano passado. A constatação foi feita pelo Instituto Datacenso em pesquisa encomendada pela Associação Comercial do Paraná (ACP), que também mostrou a expansão de 5% nas vendas em relação ao ocorrido em 2012. A previsão anterior à data que era de 6% regrediu um ponto percentual.

A pesquisa coordenada pelo economista Cláudio Shimoyama, diretor técnico do Instituto Datacenso, que presta serviços à entidade de classe do setor produtivo, foi feita entre os dias 13 e 14 desse mês, sendo as entrevistas realizadas com 200 comerciantes e 200 consumidores. Os ramos da atividade comercial pesquisada foram calçados (23%), vestuário (21%), supermercados (6%), livrarias (6%) e móveis (6%), entre outros como eletrônicos, cosméticos, joalherias, celulares e perfumes em índices iguais de 5%.

Quem presenteou as mães no seu dia, segunda data mais importante para o comércio, deu preferência a roupas, bolsas e acessórios, calçados, chocolates, flores e perfumes, cujas compras foram pagas à vista com cartão de crédito (30%), à vista com cartão de débito (24%), à vista em dinheiro (20%) ou parcelado no cartão de crédito (20%).

A renda média mensal da maioria absoluta dos consumidores (78%) varia de R$1.392 a R$ 4.558, e a faixa etária entre 18 e 55 anos de idade. A equipe do Instituto Datacenso distribuiu a amostra dos consumidores entre homens (49%) e mulheres (51%), que informaram terem gastado mais que no ano passado (48%), o mesmo valor do ano anterior (41%) e um valor menor (11%). Eles também foram atraídos pelas promoções especiais do comércio, tais como descontos para pagamento à vista, sorteio de prêmios e distribuição de brindes.

Os comerciantes lembraram que o lançamento das coleções de inverno e a boa situação econômica da população também influíram na decisão de comprar, contribuindo para o crescimento de 5% nas vendas motivadas pelo Dia das Mães.