Cheque especial em novembro teve juros mais baixos desde 1994

A taxa de juros do cheque especial no mês de novembro foi a mais baixa de toda a série história do Banco Central, iniciada em julho de 1994. Segundo dados do Banco Central, divulgados nesta quarta (26) a taxa chegou a 138,7% ao ano.

?Evidentemente é uma taxa muito elevada, mas pela primeira vez se tem um piso para essa taxa?, disse o chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes. 

Altamir Lopes também ressaltou que o volume de crédito em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), soma de todas as riquezas produzidas no Brasil, também está em crescimento. O índice de 34,3% do PIB, em novembro desde ano, só perde para os 34,7% de 1995. O volume total de crédito chegou em novembro a R$ 908,8 bilhões.

Segundo Lopes, depois de 1995 uma série de fatores levou à redução do volume de crédito. "Um fator foi a consolidação do crédito dos bancos públicos com a criação da Engea [Empresa de Gestão de Ativos]. Tudo isso levou a que a gente tivesse uma redução expressiva do volume de crédito?.

?Mas mesmo assim, estamos com 34,3% e de janeiro a novembro. Isso representa 3,6 pontos percentuais de elevação do crédito em relação ao PIB, o que é bastante expressivo?.

Voltar ao topo