Campanha salarial fecha agência bancária

A agência do Banco do Brasil na Rua Sete de Setembro, no bairro Seminário, em Curitiba, ficou fechada durante todo o dia de ontem. O motivo foi uma manifestação dos funcionários daquela unidade, que pediam uma melhora nas condições de trabalho.

De acordo com uma nota divulgada pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba, que apoiou a paralisação, o espaço físico é “inadequado” e a agência – chamada na nota de “portal para o inferno” – é “velha conhecida” por causa de denúncias de assédio moral.

“Já há uma insatisfação generalizada no Banco, devido às condições de trabalho. Mas aquela agência é pior que as demais. É uma situação de emergência”, diz o presidente do sindicato, Otávio Dias.

Segundo ele, até mesmo os clientes reclamam das instalações da unidade e é necessária, além da melhoria do espaço físico, a contratação imediata de novos funcionários. “Há dezenas de aprovados em concursos esperando para serem contratados”, informa.

A assessoria de imprensa do Banco do Brasil informou que o gerente de Administração da Superintendência Regional da instituição, José Antônio Kaspreski, foi até a agência pela manhã, para negociar com os trabalhadores, e que algumas reivindiações deverão ser atendidas.

Outras, como as referentes ao reajuste salarial – ainda segundo a assessoria do Banco -, fogem da alçada da Regional e devem ser discutidas entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o sindicato nacional dos funcionários. A agência deve abrir normalmente hoje.