Americanos vão vistoriar frigoríficos brasileiros

Uma missão do Serviço de Inspeção do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos chega ao Brasil no próximo dia 15, onde permanecerá até 13 de setembro. Nesse período, os técnicos do governo dos EUA inspecionarão oito abatedouros de bovinos e fábricas de termoprocessamento de carne de gado, além de um laboratório de microbiologia, informou o coordenador-geral de Programas Especiais do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Ari Crespim dos Anjos.

O objetivo da visita é verificar os programas de autocontrole sanitário desses estabelecimentos e os procedimentos de inspeção empregados pelo Dipoa nesses locais. ?Essa é uma missão rotineira e anual?, diz Anjos. ?Os Estados Unidos querem saber se estamos cumprindo com as garantias que eles exigem para permitir as nossas exportações.? Os técnicos norte-americanos visitarão apenas empresas habilitadas a vender para aquele mercado.

Os EUA só importam do Brasil carne bovina termoprocessada. Segundo o coordenador-geral de Organização para Exportação da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), Eliezer de Lima Lopes, os embarques brasileiros de carne de gado industrializada para o mercado norte-americano totalizaram US$ 205,7 milhões em 2005. De janeiro a julho deste ano, as vendas do produto para os EUA somaram US$ 167,4 milhões.

Reunião

Antes de sair a campo, a missão terá uma reunião no Dipoa, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, nos dias 15 e 16 deste mês. Depois, ela visitará os oito estabelecimentos: quatro em São Paulo, dois no Mato Grosso do Sul, um em Goiás e um em Mato Grosso. Os norte-americanos também visitarão o laboratório de microbiologia em MT.

Durante a visita, os técnicos do governo do EUA serão acompanhados por servidores do Dipoa. No dia 12 de setembro, a missão fará uma reunião final de avaliação em São Paulo.

Voltar ao topo