Diretor da Claspar incentiva agricultores a plantar soja convencional

O diretor-presidente da Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar), Valdir Izidoro da Silveira, reuniu-se nesta quinta-feira (27) com lideranças regionais da região Sul do Paraná com o objetivo de conscientizar os produtores rurais sobre questões de sanidade agropecuária no Estado. ?Esta é uma preocupação constante da diretoria da Claspar, uma vez que a empresa tem como compromisso a classificação de produtos de origem vegetal?, explica.

Destacam-se nesta área a atividade de controle de qualidade do ?pool? de exportação em Paranaguá e a identificação da qualidade para o consumidor. Os municípios visitados por diretores da Claspar ficam nas regiões de União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão e Cascavel.

Segundo Silveira, desde que assumiu a presidência da Claspar sua intenção é aprimorar o sistema de fiscalização do Porto de Paranaguá, a fim de controlar o embarque de produtos geneticamente modificados. ?Com a liberação do embarque por decisão judicial queremos agora incentivar e motivar os agricultores para que plantem a soja convencional, uma vez que a opção dos consumidores mais exigentes do mercado externo mostram que esta é a melhor alternativa?, afirma.

O diretor-presidente também ressalta que a fiscalização assegura às empresas e cooperativas a garantia da manutenção de mercados que exige a produção da soja convencional, tendo em vista que a Claspar é a entidade que faz segregação da soja no Porto de Paranaguá. ?Esta garantia proporciona um diferencial para a soja paranaense. Nosso produto tem acesso livre aos países importadores da Europa e outros mercados?, disse Silveira.

Voltar ao topo