Morte em 2008

Voo do “Padre do Balão” do Paraná que terminou em tragédia completa 15 anos

Foto: Arquivo/Divulgação

Há 15 anos, o padre Adelir de Carli, embarcava em Paranaguá, no Litoral do Paraná, com balões de gás hélio, rumo à Dourados, no Mato Grosso do Sul. Infelizmente, a aventura não deu certo, e os restos mortais de Adelir foram encontrados meses depois no mar, no estado do Rio de Janeiro.

LEIA MAIS – Morre segunda vítima de acidente gravíssimo em cruzamento de Curitiba

Naquele dia 20 de abril de 2008, o padre celebrou uma missa. Acompanhado por curiosos, fiéis e imprensa, a preparação contou com mil balões. Adelir ficaria preso a uma cadeira, tendo equipamentos de segurança como paraquedas, capacete, roupas impermeáveis, GPS, celular, telefone por satélite, coletes salva-vidas, traje de voo térmico, alimento e água.

LEIA AINDA – BR-277, BR-376 e mais! Tempo real das estradas na véspera do feriado de Tiradentes!

Após subir, o padre entrou em contato com a equipe de terra, e relatou que estava a 5.800 metros acima do nível do mar. “Graças a Deus estou bem de saúde, consciência tranquila, tá muito frio aqui em cima, mas tá tudo bem”, informou o padre.

Buscas pelo padre

Às 21 horas do dia 20 de abril, o padre entrou em contato com a Polícia Militar, o último contato. Ele estava próximo de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. O mau tempo na região teria o levado em direção ao mar. Na mensagem, Adelir pede ajuda para operar o GPS.

LEIA TAMBÉM – Morre o empresário Pedro de Paula Filho, ex-presidente do Amigos do HC

“Eu preciso entrar em contato com o pessoal para que eles me ensinem a operar esse GPS aqui para dar as coordenadas de latitude e longitude que é a única forma que alguém por terra possa saber onde eu estou. O celular via satélite fica saindo de área e além do mais a bateria está enfraquecendo”, avisou.

LEIA MAIS – Mofo nas roupas de frio? Saiba como eliminar

Dado como desaparecido após esse último contato, a busca pelo padre recebeu contribuição da Marinha e da Aeronáutica por meses. Quase 90 dias depois, os restos do corpo do padre foram encontrados por um barco rebocador que prestava serviços à Petrobras próximo à costa de Macaé, no Rio de Janeiro.

Na sequência, um exame de DNA foi realizado, e o irmão do padre, Moacir de Carli, confirmou a identidade de Adelir. O sepultamento ocorreu em Ampére, sudoeste do Paraná. Antes de seguir para o interior, o corpo foi para Paranaguá, onde fiéis o aplaudiram.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.