Luto

Morre o empresário Pedro de Paula Filho, ex-presidente do Amigos do HC

Pedro de Paula Filho. Foto: Divulgação/Amigos do HC

Morreu nesta quarta-feira (19), Pedro de Paula Filho, aos 65 anos, em decorrência de complicações causadas por um tumor no abdômen. Pedro foi presidente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (Amigos do HC), e responsável por ajudar inúmeros pacientes em vários projetos e iniciativas.

LEIA MAIS – Morre segunda vítima de acidente gravíssimo em cruzamento de Curitiba

Pedro nasceu em de Jandaia do Sul, na região norte do Paraná, em novembro de 1957. Empresário e empreendedor, Pedro foi presidente do Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil do Paraná (SINFAC/PR), vice-presidente da Federação Brasileira de Fomento Mercantil ( SINFAC/PR ) e membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional de Fomento Comercial( SINFAC/PR).

Sua trajetória com os Amigos do HC começou muito antes de tornar-se presidente. No ano de 1996, iniciou seu trabalho voluntário em prol da Maternidade do Hospital de Clínicas. Em 2017, assumiu a gestão, adotando o propósito de atuar em prol dos pacientes, trabalho que seguiu desenvolvendo mesmo depois de deixar a função, seis anos depois, ao concluir o segundo mandato.

LEIA AINDA – Mãos na tesoura: barbeiro usa talento para cortar cabelo de autistas na RMC

Em suas gestões, procurou estreitar a relação da Associação com o Complexo Hospital de Clínicas e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o objetivo de identificar e atender as demandas em benefício da saúde, pesquisa e formação dentro do hospital. Como ele costumava dizer, o papel da Associação é ser a ponte entre quem precisa e quem pode ajudar.

Legado

Em seis anos no seu comando, o Amigos do HC repassou mais de R$ 66 milhões ao Hospital de Clínicas na forma de revitalizações, equipamentos de alta tecnologia e atendendo as necessidades do maior hospital público do Paraná. 

Um dos seus maiores legados é o prédio do CEDIVIDA, o Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa, inaugurado nesta semana. Um projeto desenvolvido durante suas gestões como presidente da Associação dos Amigos do HC. Foi ele também o responsável por deixar registrada para posterioridade a história dos Amigos dos HC. Em 2021, lançou em comemoração aos 35 anos da instituição o livro e documentário “35 anos de Amizade Pela Vida”.

LEIA TAMBÉM – Falecimentos em Curitiba; Veja o obituário desta quinta-feira (20)

Claudio Santana Shimoyama, atual presidente do Amigos do HC, valorizou o trabalho de Pedro como pessoa e profissional das áreas que atuou. “Um ser humano espetacular, uma pessoa do bem, ético e valores. Um líder no terceiro setor, aprendi muito com ele. Focado demais, uma referência”, disse Claudio.

Despedida

O velório ocorre no Crematório Vaticano durante todo esta quinta-feira (20). A cerimônia de despedida está marcada para às 18 horas. Um dos últimos pedidos de Pedro, é que as pessoas levem produtos de higiene ao invés de flores.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.