Imposto!

Quer pagar o IPTU 2024 de Curitiba com desconto? Prazo é até esta quarta-feira; Saiba como!

Foto: Leonardo Coleto/Tribuna do Paraná.

O IPTU 2024 Curitiba tem vencimento nesta quarta-feira (20) tanto para pagamento à vista, com desconto de 10%, quanto para o pagamento da primeira parcela. O IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano – poderá ser parcelado em dez vezes, de março a dezembro, sempre com vencimento dia 20. Se a data cair em um fim de semana ou feriado, o IPTU poderá ser pago até o próximo dia útil subsequente.

A emissão da guia para pagamento do Imposto Territorial Urbano (IPTU) está disponível pelo Curitiba App e pelo site da Prefeitura. A Prefeitura também enviou, pelos Correios, o aviso de lançamento para pagamento à vista ou da primeira parcela.

>> IPTU 2024: Acesse aqui a guia de pagamento do imposto

O IPTU 2024 incide sobre 966.843 imóveis, dos quais 135 mil (14%) serão isentos, volume maior que no ano passado, de 127 mil.

Desconto com o CPF na Nota

Neste ano, 4.801 imóveis terão desconto de até 50% no IPTU, com créditos do programa Nota Curitibana. Levantamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento mostra que ao todo são R$ 328,1 mil em descontos no IPTU 2024.

O desconto no IPTU é uma das vantagens do programa, que incentiva a emissão de nota fiscal, distribui prêmios e acumula créditos. Todo ano, durante o mês de novembro, o contribuinte pode optar pela adesão ao desconto pra o IPTU do ano seguinte.

Como gerar a guia do IPTU 2024 Curitiba?

Como nos anos anteriores, o contribuinte recebeu em casa o documento para pagamento à vista e da primeira parcela. As demais parcelas devem ser emitidas no site da Prefeitura ou pelo Curitiba App.

Acompanhe os vídeos sobre como gerar a guia do IPTU 2024 pelo Curitiba App e pelo site.

Pela internet é possível gerar o documento de arrecadação municipal (DAM) de um mês ou de todas as parcelas de uma só vez. Para isso, é necessário informar a Inscrição Imobiliária e Sublote ou a Indicação Fiscal do Imóvel, além do CPF ou CNPJ.

O DAM pode ser pago nos bancos conveniados, nos caixas eletrônicos ou por meio do internet banking. Também é possível pagar pelo PIX, por cartão de débito ou crédito ou ainda colocar em débito automático.

Os bancos conveniados para pagamento do IPTU 2024 são Caixa Econômica Federal; Bradesco; Banco do Brasil; Santander; Itaú/Unibanco; Sicredi; Sicoob; Mercantil e Ailos.

Débito Automático

Para quem optar pelo débito automático, a primeira parcela será debitada no dia 28 de março e as demais todo dia 20.

Basta fazer a solicitação diretamente a seu banco, nos canais de atendimento disponibilizados, 30 dias antes do vencimento da parcela (esse é o prazo que os bancos pedem para realizar seus cadastros). O contribuinte pode fazer essa solicitação mesmo após pagar a(s) primeira(s) parcela(s).

Quem não tem acesso à internet pode emitir as guias no atendimento presencial (com ou sem agendamento) nos núcleos da Finanças nas Ruas da Cidadania ou na sede da Prefeitura.

O prazo para impugnação do IPTU 2024 também é nesta quarta-feira (20/3) e a solicitação pode ser realizada pelo Processo Eletrônico de Curitiba (Procec).

Dúvidas? Acesse os canais de atendimento

A Prefeitura reforçou o atendimento ao contribuinte e é possível tirar dúvidas sobre o IPTU 2024 no Portal da Secretaria de Finanças, pelo atendimento telefônico exclusivo pela Central 156, disponível pelo telefone 156; o App Curitiba 156; ou o site do 156. O contribuinte também pode tirar dúvidas pelo WhatsApp da Prefeitura no (41) 9876-2903.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Você já viu essas?

Museu da cachaça em Curitiba? Conheça coleção impressionante da bebida mais famosa do Brasil
Um brinde à tradição!

Museu da cachaça em Curitiba? Conheça coleção impressionante da bebida mais famosa do Brasil

Bairro populoso de Curitiba pode virar polo gastronômico; entenda
Câmara vai votar

Bairro populoso de Curitiba pode virar polo gastronômico; entenda

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba
Caçador de Boteco!

Bar que quase acabou na pandemia mantém cardápio raiz em novo bairro de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.