O que você acha?

Vereadora quer abonar falta de servidores de Curitiba por emergências médicas veterinárias

Pixabay

Está em tramitação na Câmara dos Vereadores de Curitiba um projeto de lei da vereadora Kátia Dittrich (SD) que pretende abonar a falta de servidores públicos municipais em caso de emergência médica de animais domésticos. A ideia pretende alterar o Estatuto dos Funcionários Públicos Municipais e permitir que eles acompanhem os bichinhos em consultas veterinária urgentes.

Segundo a vereadora, a proposta estaria em sintonia com o crescente interesse das pessoas em cuidar de seus animais de estimação, preservando a relação cada vez mais próxima entre “humanos e não humanos”.

“Nada mais natural que adequar a legislação [o Estatuto dos Funcionários Públicos, lei municipal 1.656/1958] a esse contexto, permitindo que, nas ocasiões de emergências veterinárias, o responsável possa ter a falta justificada pela administração pública municipal”, diz a vereadora ao site da CMC. Na defesa do projeto, argumenta que a Constituição Federal veda a crueldade contra os animais.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!

O projeto de lei complementar pretende inserir um inciso no artigo 82 do Estatuto – dispositivo que prevê situações em que o servidor esteja afastado, mas são consideradas de efetivo exercício (e não computadas apenas para a aposentadoria). É o caso das férias, por exemplo. Se aprovada a norma e sancionada pelo prefeito, a regra entrará em vigor com a publicação no Diário Oficial.

+ Leia também: Onda de frio chega com tudo a Curitiba nos próximos dias

No entanto a proposta ainda precisa passar pelo trâmite da casa. O projeto foi protocolado no dia 16 de maio e já recebeu a instrução da Procuradoria Jurídica. Agora, aguarda análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Durante esta etapa podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pela proposta.

Depois de passar pelas comissões, a proposição estará apta para seguir para o plenário e, se aprovada, para a sanção do prefeito para virar lei.

Recarga do cartão-transporte poderá ser feita por aplicativos com pagamento online