Transporte público

Procon-PR notifica Urbs sobre tarifa de ônibus paga com cartão em Curitiba

Foto: Francielli Xavier/Especial para a Tribuna do Paraná

A prefeitura de Curitiba anunciou que, a partir de sábado (15), mais duas linhas de ônibus passarão a ter pagamento exclusivo por cartão. Já faz um ano que a Urbs vem implantando a opção de pagamento com cartões de débito e crédito no transporte coletivo da capital, junto com outras formas de pagamento.

A novidade trouxe praticidade e mais segurança para o usuário, já que reduziu a circulação de dinheiro. Porém, como nem tudo são flores, houve também muita reclamação. Em sites como o Reclame Aqui e nas redes sociais, as principais ocorrências são sobre bloqueios e, segundo usuários ouvidos pela reportagem, cobranças indevidas. Justamente para esclarecer o funcionamento do sistema e orientar os usuários, a Urbs deve lançar uma cartilha, em breve.

+ Leia mais: Veja detalhes da portaria com regras para redes sociais sobre violência nas escolas

No início do mês de março deste ano, uma enxurrada de reclamações nas redes sociais levou o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) a notificar a Urbs sobre os vários casos de bloqueio da opção crédito e débito. Cláudia Silvano, chefe do Procon-PR, disse que houve uma reunião com a Urbs para tratar do tema. A explicação da Urbs para as ocorrências foi que o sistema de cobrança é offline, ou seja, demora algum tempo para os débitos serem processados.

Desta forma, caso a cobrança seja feita em uma conta sem saldo, o sistema vai fazer outras duas tentativas, nos próximos 15 dias. “O que acontece é que, quando o sistema não encontra saldo em nenhuma das vezes, o cartão é bloqueado. Mas isso ninguém sabia”, explica Cláudia Silvano.

A chefe do Procon-PR alerta, também, que essa demora no processamento, e várias tentativas de cobrança, geram faturamentos longe da data da utilização, quando o usuário nem lembra mais do que se trata.

Solução

Na reunião, segundo a Claudia Silvano, para solucionar o problema a Urbs se comprometeu a fazer uma divulgação detalhada de como funciona o bloqueio da utilização dos cartões de débito e crédito no transporte coletivo por falta de saldo e também a informar os débitos atrasados ao usuário.

Viu essa? RMC registra segunda menor inflação do Brasil nos últimos 12 meses

De acordo com a pasta, o número de questionamentos sobre o assunto representa cerca de 0,01% das cerca de 900 mil utilizações de cartões de crédito e débito no sistema por mês.

A promessa é de que o material deve ser distribuído em breve, em formato de perguntas e respostas, com linguagem fácil de entender.

Veja a explicação da Claudia Silvano para a Tribuna

Balanço

Procurada, a Urbs informou que, desde que começou, em 18 de março de 2022, a opção de pagamento em débito e crédito foi utilizada em 7,4 milhões de viagens. Este número representa 9% dos pagamentos efetuados no período.

Uma das desvantagens desta modalidade é o acréscimo de R$ 0,13 na tarifa. Cobrança que, de acordo com o Procon-PR, é legítima. “Como existem outras opções de pagamento, o custo operacional pode ser cobrado do usuário”, afirma Claudia Silvano. As opções mencionadas por ela são o cartão avulso, o cartão usuário e dinheiro.

Apesar dos centavos a mais, a taxa parece não ser um problema para quem usa esta modalidade. Na tarde desta quarta-feira (12), a reportagem da Tribuna conversou com cerca de 20 passageiros que estavam na Estação Tubo Central, no Centro.

Entre eles, cinco utilizaram o cartão de débito para pagar a tarifa e nenhum deles se mostrou incomodado com o valor extra. É o caso da estudante Graziele, que prefere utilizar o débito por ser mais prático e seguro, mesmo sendo um pouco mais caro. “Compensa pela praticidade”, comentou.

Para os passageiros que utilizam o cartão transporte (da Urbs) como meio de pagamento, quando perguntados se consideravam correta a cobrança a mais na outra modalidade do crédito ou débito, se mostraram contra. “É pouco, mas para quem pega ônibus todo dia, se somar, no fim do mês, é bastante”, afirmou outro estudante que não quis se identificar.

Já os outros que disseram utilizar o cartão de débito ou crédito afirmaram ser usuários esporádicos do transporte público.

Formas de pagamento

Para quem recebe o vale-transporte da empresa em que trabalha, o acesso ao transporte coletivo da capital não parece ser muito complicado: carrega o cartão no terminal, passa no leitor e pronto. Mas já pensou para quem não mora em Curitiba, não usa o ônibus frequentemente e não possui cartão de débito ou crédito?

Para esses usuários, existem três opções:

Conforme as informações divulgadas na página da Urbs, a primeira é pagar a passagem com dinheiro, nas estações tubos e terminais. Porém, fora desses locais, muitas linhas de ônibus não aceitam esta forma de pagamento.

LEIA MAIS:

>> Ovos de chocolate pela metade do preço em Curitiba? Veja onde!

>> Plano de carreira da Guarda Municipal será debatido em audiência pública

A segunda é comprar o cartão avulso. Ele é destinado aos usuários não cadastrados na Urbs e são vendidos em postos autorizados ou credenciados pela instituição. Eles podem ser encontrados em várias bancas do centro da cidade e nos principais terminais de ônibus. Este cartão custa R$ 7 e pode ser carregado com até 25 créditos. O carregamento pode ser feito nos terminais, postos credenciados, internet, whatsapp e aplicativo. Após o uso, pode ser descartado.

O terceiro é o cartão usuário. Mais indicado para residentes fixos, por precisar de agendamento e comprovante de residência. É um documento pessoal, intransferível e não é descartável. O primeiro é feito gratuitamente, após cadastro em um dos postos de atendimento da Urbs. Para adquirir, é preciso fazer o agendamento no site da instituição e, no dia e hora marcados, apresentar documento de identificação original e comprovante de endereço residencial. No caso de menores, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos.

Em caso de dúvidas, o usuário pode consultar o site da Urbs.

Caso haja reclamações, é possível acessar o site do Procon-PR.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.