Fique esperto

Preços em queda e produção em alta; frutas e hortaliças pra comprar em novembro

Ceasa oferece pesquisa de preços de frutas e hortaliças. Foto: Arnaldo Alves / AEN

As Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) são um ótimo termômetro dos preços e opções que chegam aos supermercados e restaurantes. Essa comercialização atacadista reflete nas feiras e gôndolas. Para explicar melhor esse movimento, a Ceasa publica a cotação diária de frutas e hortaliças disponíveis em suas cinco unidades: Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Esse calendário de comercialização apresenta as melhores oportunidades de compra de hortifrutis a cada mês. O resultado reflete a tendência de oferta dos produtos: quanto maior, menores serão os preços. Dessa forma, é possível definir o que vale a pena comprar no mês.

+ Quer economizar mais? Acesse o link e conheça a Confraria 041, a comunidade da Tribuna do Paraná

Em novembro, as frutas com tendência de queda de preços são tangerina do tipo murgot, melão, melancia, manga, laranja-pera e banana. Entre as hortaliças, o mês é propício para a compra de brócolis, rúcula, abobrinha, chuchu, tomate, vagem e beterraba.

Com preços mais elevados em novembro estarão figo, caqui, goiaba, kiwi, mamão formosa, maracujá, tangerina poncã, uva niagara, repolho, quiabo, inhame e aipim (mandioca). Os valores são atualizados de segunda a sexta-feira. A cotação diária pode ser conferida diretamente neste link.

+ Veja mais: Quais são as principais propostas de Lula, presidente eleito do Brasil?

De 1º a 28 de outubro, as unidades da Ceasa Paraná comercializaram quase 96 mil toneladas de alimentos. As vendas somaram cerca de R$ 358 milhões. Anualmente são comercializadas mais de 1,15 milhão de toneladas de itens oferecidos pelos 6.465 produtores cadastrados.

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.