Desmontados

Polícia Militar conclui desocupação de acampamentos em frente a quartéis do Paraná

Imagem mostra o acampamento de bolsonaristas que foi desmontado em Curitiba. Foto: Tribuna do Paraná.

As manifestações em frente às unidades das Forças Armadas no Paraná foram completamente desmobilizadas, confirmou nesta terça-feira (10) o governo do estado. A desocupação dos locais havia sido iniciada no domingo (8) pela Polícia Militar (PM), avançando ao longo desta segunda-feira (9), quando autoridades de todo o país se reuniram para discutir ações conjuntas dos estados para conter a crise causada pelas invasões dos prédios dos Três Poderes em Brasília. Veja aqui mais imagens de como ficou o local que era usado como acampamento no Bacacheri, em Curitiba.

LEIA MAIS – Bolsonaro diz que deve voltar ao Brasil antes do previsto e revela: “Não tive dias calmos”

A desmobilização dos manifestantes em frente aos quartéis foi pacífica e sem intercorrências, segundo a PM do Paraná. A ação de retirada foi feita em cumprimento a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, expedida para todo o território nacional. Segundo o governo do Paraná, todas as estruturas de acampamento foram desmontadas ou estão em reta final de desmontagem.

LEIA MAIS – Perfil no Instagram entrega golpistas que tiraram selfies em atos terroristas

A nota oficial informa ainda que foram lavrados diversos boletins de ocorrência enquanto as manifestações em frente às Forças Armadas eram desmobilizadas e que os nomes das lideranças serão informados à Justiça. E acrescenta que as forças de segurança seguem monitorando a situação.

VEJA TAMBÉM – Vídeos! Veja invasões e vandalismo no Congresso, STF e Palácio do Planalto

Mobilização das instituições no Paraná

Enquanto isso, nesta segunda (9), governadores de todo o país se reuniram com o presidente Lula (PT) e os presidentes do STF, Rosa Weber, da Câmara dos Deputados, Artur Lira, e do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (em exercício), para reforçar as medidas de desmobilização de atos que estimulem posicionamentos antidemocráticos.

LEIA AINDA – Fotos! Manifestação em Curitiba cobra punição por atos golpistas em Brasília

O encontro foi marcado por discursos em defesa da democracia e da união dos brasileiros. O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que primeiramente havia afirmado que não compareceria à reunião, acabou confirmando presença mais tarde. Logo após, os governadores foram pessoalmente à sede do STF.

Antes do encontro em Brasília, os chefes dos Poderes do Paraná já haviam se reunido para “reafirmar o compromisso de cada ente em prol da democracia, das instituições brasileiras, da soberania do voto popular e da Constituição de 1988”, segundo informou a assessoria do governo do estado. O encontro, diz o governo, foi por uma “unidade de vozes em prol da pacificação da sociedade paranaense”.

VIU ESSA? Quais são os crimes e penas para atos em invasão golpista em Brasília? Confira

Participaram o governador Ratinho Junior; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, José Laurindo de Souza Netto; e o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia. Os representantes das instituições afirmam estar acompanhando os desdobramentos dos eventos de Brasília e garantem que não pouparão esforços para colaborar com as autoridades federais no esclarecimento e responsabilização dos fatos e no fortalecimento da República Federativa do Brasil.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.