Estelionato

MPPR denuncia dois empresários por golpe em pacotes de viagem em Curitiba

avião
Foto: Arquivo/Gazeta do Povo/Albari Rosa

O Ministério Público do Paraná denunciou pelo crime de estelionato dois empresários investigados por aplicarem golpes milionários em consumidores de Curitiba, a partir da venda de pacotes de viagens, passagens aéreas e moedas estrangeiras.

Oferecida nesta semana pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba e recebida pela Justiça na quinta-feira (13), a denúncia descreve a ocorrência do crime por 128 vezes, tendo os fatos ocorrido entre 2018 e 2019.

+ Leia mais: Cinco programas para quem não quer ficar em casa no fim de semana

Segundo a ação penal, que tramita na 7ª Vara Criminal da capital, a partir de empresa do ramo de turismo, e posteriormente por meio de parceria com empresas de câmbio, os investigados desviaram vultosas quantias das vítimas, a título de supostas aquisições de pacotes turísticos de viagem e de compra de moedas estrangeiras.

De acordo com as apurações do caso, os suspeitos valiam-se de relação de confiança estabelecida com diversos clientes a partir de negociações anteriores de passagens aéreas e de moedas estrangeiras para oferecerem cotações muito abaixo das praticadas no mercado – cerca de 30% menores – captando “expressivo montante de valores, com a falsa promessa de entrega do correspondente em moeda estrangeira em um prazo médio de 30 dias, o qual passou a ser reiteradamente não cumprido”.

Crime

Os atos ilícitos foram apurados a partir inquéritos policiais conduzidos pela Delegacia de Crimes contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon) e pelo 3º Distrito Policial da Capital.

VIU ESSA? “Alô, Rafael Greca, pois não”. Prefeito atende ligações de curitibanos no 156; Vídeo!

O estelionato está tipificado no Artigo 171 do Código Penal e caracteriza-se quando há a obtenção de vantagem ilícita por quem o comete; é causado prejuízo à vítima; o envolvido utiliza-se de meio ardil ou de artimanha, e a vítima é enganada ou levada a erro.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.