Moradores na bronca

Lixão em terreno de bairro em Curitiba completa um ano sem solução

matagal CIC
Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná.

Um matagal sem poda se tornou uma concentração de lixo, animais mortos, ratos, aranhas e até cobras em um trecho de uma quadra no bairro Augusta, em Curitiba. A calçada da rua Maria Luiza Rossa, entre as ruas Santo Antônio da Platina e Eduardo Sprada, é sinônimo de preocupação para os moradores da região. Mesmo com dois protocolos abertos na Central 156, os vizinhos não tiveram resposta se a roçada seria realizada ou não. O terreno virou um lixão a céu aberto.

“A gente passa ali na frente e o cheiro é insuportável, devido ao lixo e aos animais podres”, destaca uma das moradoras da rua, Miriele do Prado. Ela tem receio de passar no trecho durante o período da noite ou ainda que os filhos voltem da escola e tenham que passar pela esquina abandonada.

LEIA TAMBÉM:

>> Frentista incendiário que ateou fogo em cliente de posto é preso em Curitiba

>> Preço da tarifa para atravessar pra Ilha do Mel vai aumentar

Além do cheiro e dos animais, o matagal é um risco para os motoristas, ciclistas e pedestres. Ele está quase na altura da placa de pare na esquina da via, além de cobrir o escrito no chão e parte da ciclovia.

Esta não é a primeira vez em que os moradores enfrentam a situação. Em abril de 2021, o local já havia sido tema de uma reportagem da Tribuna pelo mesmo problema. Na época, a prefeitura de Curitiba afirmava que, por se tratar de um terreno particular, caberia ao proprietário a limpeza e a conservação.

“O imóvel tem uma certidão de nascimento: a matrícula. Tudo fica registrado. Ainda que não tenha ninguém ocupando ou morando no terreno, existe um proprietário, um dono do lugar. A situação precisa ser vista pela própria a prefeitura que tem o dever de fiscalizar”, é o que explica o advogado e professor da Universidade Federal do Paraná, Frederico Glitz.

No último dia 16 de março entrou em vigor uma lei que prevê que proprietários de terrenos que não mantiverem a limpeza do local e a roçada da grama podem ser multados em R$ 25 por metro quadrado. Caso o dono não atenda à notificação, a prefeitura pode entrar no local, realizar o serviço e cobrar do proprietário depois.

Na análise do especialista, mesmo sendo um imóvel particular, a prefeitura ainda tem a obrigação de preservar a calçada, a rua e a sinalização de trânsito. “Uma omissão não justifica a outra. O fato de o terreno estar abandonado não isenta a cidade de tomar os cuidados necessários, como exigir a limpeza”, complementa Glitz.

E ai, Prefs?

Questionada na quarta-feira pela reportagem, a prefeitura afirmou que os protocolos abertos pelos moradores da rua Maria Luiza Rossa estão dentro do prazo de atendimento.

Na manhã desta quinta, enviou a seguinte nota:

“A Secretaria Muncipal do Urbanismo (SMU) informa está programada uma vistoria na Rua Maria Luísa Rossa, no CIC, verificar a área reclamada. A SMU ressalta a importância de informar efetuar as denúncias pela Central 156 e informar os dados do endereço da forma mais precisa o possível”.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.