Mais leitos

Hospital da região de Curitiba tem atendimento para pacientes do SUS ampliado

Leitos no Hospital do Rocio, em Campo Largo. Foto: Geraldo Bubniak/AEN/Arquivo

O Hospital do Rocio, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), terá o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ampliado. Um novo convênio, assinado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), vai disponibilizar 150 novos leitos para o SUS. A mudança deve ter um impacto de mais de 50% na aceitação dos pacientes encaminhados pela regulação, para urgência ou emergência.

LEIA MAIS – Unidade de saúde será fechada em Curitiba por dois meses; Onde ser atendido?

Com a ampliação, a Central de Regulação de Leitos – responsável pela gestão de solicitações para o atendimento – passa a contar com esta rede de apoio, para desafogar os demais prestadores desses serviços.

A parceria entre as instituições, de acordo com a Sesa, deve beneficiar o atendimento dos pacientes da região macro Leste do Paraná, que abrange sete regionais de Saúde: Paranaguá, Curitiba, Telêmaco Borba, Ponta Grossa, Irati, União da Vitória e Guarapuava.

“A espera por leitos baixou e o hospital teve um aumento expressivo da sua ocupação. É praticamente um novo hospital que nasce, com ganho para todos e acolhimento essencial, já que esse aumento de aceite influenciará nosso sistema de regulação”, ressalta o secretário da Saúde, Beto Preto.

VIU ESSA? Construção em condomínio residencial de Curitiba vira alvo de investigação do MP-PR

Para o diretor-administrativo do Hospital, Eduardo Wendler, a abertura da nova ala absorve grande parte da demanda pela quantidade de leitos ofertados à população. “É uma parceria com o Governo do Estado que está dando muito certo e que beneficia diretamente os usuários do SUS. É um orgulho conseguirmos absorver esses pacientes que aguardam nas unidades de pronto atendimento”, afirmou. “Somos referência e estamos em pleno funcionamento. Finalizamos tudo rapidamente e o resultado reflete na fila na central de regulação, com uma redução drástica”.

Leitos para paciente de todas as idades

Os leitos são para receber pacientes cirúrgicos e de atendimento clínico, em várias especialidades e para todas as idades. Os quartos disponibilizados são para duas pessoas, com banheiro, televisão e uma equipe médica multiprofissional para o atendimento.

Além das novas vagas, o hospital conta também com mais de 100 leitos de retaguarda, ou seja, no pronto atendimento, para pacientes que dão entrada na unidade.

Regulação

Com esta ampliação, a expectativa pela Sesa é de que haja um fluxo mais rápido na procura por leitos, diminuindo o tempo de atendimento do paciente no sistema de regulação. 

Diariamente, cerca de 2 mil pessoas são internadas no Paraná. O número representa pelo menos 1,42 pessoa por minuto. Desse total, 90% dos pedidos referem-se aos leitos clínicos de enfermaria.

Você já viu essas?

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba
Constrangedor!

“Quase me bateu na cara”, denuncia cobrador ameaçado por passageira em Curitiba

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender
Doce de verão

Conheça seis receitas fáceis de geladinho gourmet para vender

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba
Investimentos!

Mega fábrica da Electrolux começa a ser construída na região de Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.