Governo do Paraná

Francischini vai mudar de pasta no governo; ex-deputado cassado iria para Secretaria da Mulher

O ex-deputado estadual Fernando Francischini. Foto: Gerson Klaina / Arquivo/Tribuna do Paraná

O ex-deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil), nomeado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) como um dos chefes de coordenação da Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial do Paraná, será realocado em outra pasta.

LEIA TAMBÉM – Fábrica de Curitiba molda vidros para grandes redes; Baleiro é o carro chefe da casa

A informação foi confirmada pela assessoria do governo à Gazeta do Povo nesta segunda-feira (16), horas depois do anúncio oficial feito pelo governador de Leandre Dal Ponte (PSD) como nova secretária da Mulher e Igualdade Racial do estado.

A nomeação da nova secretária gerava expectativa sobre possíveis mudanças na estrutura dos cargos já escalados. Entre eles, o de Fernando Francischini, que teve a nomeação oficializada no último dia 12, quando da publicação no Diário Oficial dos cargos das chefias de coordenação e assessorias da nova secretaria – desmembrada da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (agora Justiça e Cidadania).

LEIA MAIS – Ratinho Jr anuncia ex-secretário de Doria na Comunicação e deputada Leandre na Secretaria da Mulher

O filho de Fernando, Felipe Francischini, foi reeleito deputado federal no pleito de 2022 pelo Paraná. Ele é presidente estadual do União Brasil – mesmo partido do senador Sergio Moro, que preferiu não se envolver em nomeações vinculadas ao União Brasil para o governo Ratinho Junior.

Além do filho, a esposa do ex-parlamentar, Flavia Francischini, também foi eleita deputada estadual pelo União.

Mudanças nos cargos

Leandre Dal Ponte terá autonomia para decidir como ficará o organograma final da nova secretaria, segundo a assessoria do governo.

LEIA AINDA –  Motorista de caminhão que dirigiu alucinado por Curitiba tem prisão preventiva decretada

A reportagem questionou a assessoria se a realocação de Francischini teria relação com a nomeação de Leandre, mas não houve confirmação da informação. Em nota, a assessoria informou que “as nomeações da estrutura de cargos montada para a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial foram publicadas no Diário Oficial junto com as estruturas administrativas das demais pastas. O organograma final da nova Secretaria será definido pela nova secretária. Ela começará a trabalhar nos próximos dias e ainda não há nenhuma nova definição sobre a estrutura de cargos”.

Em seguida, a assessoria confirmou apenas que “a nomeação na Secretaria da Mulher e Igualdade Racial foi provisória e, nos próximos dias, ele (Fernando Francischini) será realocado para outra pasta”.

Cassação de mandato

O ex-deputado Fernando Francischini perdeu o mandato em 2021, cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A justificativa da condenação foi de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação social, após uma manifestação nas redes sociais em que Francischini levantava suspeitas de fraude nas urnas eletrônicas nas eleições de 2018.

VIU ESSA? Golpe! Nota Paraná é alvo de criminosos com falsos e-mails sobre saques

Ele chegou a ser reconduzido ao cargo em 2022, por uma liminar do ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), mas uma votação da segunda turma do Supremo derrubou a decisão e o ex-parlamentar deixou novamente o cargo.

Ex-secretário de Segurança Pública de Richa

Antes de se tornar deputado, Francischini foi secretário de Segurança Pública no segundo mandato do ex-governador Beto Richa (PSDB) no Paraná, iniciado em janeiro de 2015. Mas ocupou o cargo por poucos meses.

LEIA AINDA – Ministério da Educação confirma reajuste de quase 15% no salário de professor

Ele estava à frente da secretaria durante o episódio do 29 de abril daquele ano, quando servidores públicos estaduais protestavam e entraram em confronto com a Polícia Militar no Centro Cívico de Curitiba, durante a votação de uma proposta de alteração na previdência estadual.

O episódio deixou cerca de 200 feridos. Poucos dias depois do ocorrido, o ex-secretário não resistiu à pressão e deixou a pasta.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.