No camarote?

Flagras exclusivos! Estrutura histórica de Curitiba é reduto para usuários; “Terraço da droga”

Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná.

Patrimônio Histórico Estadual, o Viaduto João Negrão, mais conhecido em Curitiba como Ponte Preta, virou reduto de usuários de drogas, banheiro a céu aberto e ponto de tráfico. A região apresenta perigo para quem frequenta e passar por ali virou desafio tanto ao pedestre como para o motorista.

LEIA MAIS – Famoso restaurante de Curitiba dá lugar a novo edifício de luxo; saiba o endereço

O viaduto ficou mais conhecido nos últimos anos por ter caminhões e ônibus entalados que ficavam presos na Rua João Negrão. Muitos motoristas se confundem, pois a maioria das pontes urbanas possuem altura maior que a da Ponte Preta, onde só passam veículos com até 3,6 metros. A altura dos veículos no Brasil pode chegar a 4,4 metros.

Com o passar do tempo, os caminhoneiros aprenderam que o trecho merece atenção pela altura. Somente um caso ocorreu em 2023, quando um caminhão terceirizado dos Correios entalou, em maio

Se esse problema deu um tempo, a bola da vez é a insegurança. Pessoas chegam a subir em uma espécie de “terraço da droga” para ficar distante de qualquer interferência policial. Em fotos registradas com exclusividade pelo repórter fotográfico Átila Alberti, da Tribuna do Paraná, é possível perceber irregularidades. Acesso proibido, uso de entorpecentes e necessidades fisiológicas em paredes.

VIU ESSA? Quentão e pinhão! Feiras de inverno de Curitiba terminam neste sábado

No flagras, feito de um condomínio ao lado da história estrutura, é fácil ver pessoas se escondendo na parte de cima da Ponte Preta para usar drogas. Por baixo, outros usam os cantos para urinar. Veja mais abaixo.

PM E GM de olho! 

Em nota, a Guarda Municipal de Curitiba informou que mantém patrulhamento ostensivo preventivo na região da Ponte Preta, no Centro. “Inclusive no último mês, em um dos patrulhamentos, a guarda municipal efetuou a prisão de um homem de 35 anos, que estava com mandado de prisão em aberto. O indivíduo tinha passagens por diversos crimes, entre eles, homicídio e tráfico de drogas”, disse a corporação para a Tribuna.

A GM esclareceu ainda que atua em ações conjuntas com outros órgãos da prefeitura no sentido de ofertar encaminhamento de dependentes de álcool e outras drogas para a rede de atendimento especializado.

E aí, Polícia Militar?

Já a Polícia Militar do Paraná (PMPR), comunicou que realiza abordagens constantes na região, a fim de coibir o tráfico e uso de drogas, assim como demais ilícitos.

“A PMPR ressalta que a participação e denúncias por parte da população são importantes para que sejam incluídas nas estatísticas que corroboram com as ações preventivas e ostensivas no local, promovendo a segurança e a ordem pública.As denúncias podem ser realizadas via telefone 190, app 190 PR e disque-denúncia 181, de forma anônima”, diz a nota. 

Estrutura história do Paraná

Imagem da década de 60 mostra como era a estrutura que viria a ser famosa em Curitiba por segurar veículos mais altos. Foto: Reprodução/Internet.

O Viaduto João Negrão, mais conhecido como Ponte Preta, tem a versão atual desde 1944. A primeira ponte foi construída no local em 1885 e fazia parte da ferrovia que ligava Curitiba a Paranaguá. Com o aumento do tráfego ferroviário, a antiga ponte foi substituída pela atual, com estrutura metálica importada dos Estados Unidos e montada sob a supervisão do projetista, o engenheiro paranaense Oscar Machado da Costa.

Em 1970 o viaduto foi desativado devido à inauguração da nova estação rodoferroviária, sendo que seis anos depois foi tombada como patrimônio histórico estadual. Apoiada em pilares, a estrutura principal compreende três vigas, com altura variável – 2,50m nos apoios e 1,52m no centro do vão, com contrapesos formados por blocos de concreto armado destinados a reduzir os momentos no vão central. O comprimento total da ponte é de 32,89 m, sendo que o vão central possui 21,28m e os laterais 5,80m. A distância entre as vigas principais é de 5,0m.

Na placa fixada abaixo da ponte, lê-se a seguinte inscrição: Viaduto João Negrão, construído na administração do Coronel Durival Britto e Silva pelo engenheiro Oscar Machado da Costa. 1944. RVPSC – Rede de Viação Paraná Santa Catarina. Veja abaixo!

Foto: Reprodução/Kraw Penas/SEEC

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.