Largo Bittencourt

Escultura da Praça do Estudante, no Centro de Curitiba, é retirada do local

Foto: Hully Paiva / SMCS.

A escultura do artista paranaense Fernando Calderari (1939-2021) localizada no Largo Bittencourt, na Praça do Estudante, no Centro, passará por um processo de conservação. A iniciativa é liderada pela Fundação Cultural de Curitiba em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Instalada em 1978, a escultura em ferro, nunca antes restaurada, apresenta sinais de oxidação. A peça foi removida nesta terça-feira (09) e encaminhada ao Ateliê de Escultura do Memorial Paranista, onde será submetida a cuidados especializados.

LEIA TAMBÉM:

>> Ingressos da loja pop-up da Shein em Curitiba esgotam em menos de 1 hora

>> Cachorro é resgatado em Curitiba com queimadura grave; ONG pede ajuda

O processo de restauração será conduzido pelo escultor e especialista em metais Edson Lima, que fará uma análise minuciosa da peça para determinar as melhores práticas de conservação. “Vamos estudar a melhor forma de recuperação, com o mínimo de interferência na peça”, destacou o artista.

Além da restauração da escultura, a Secretaria do Meio Ambiente também se encarregará de revitalizar a base onde a obra está instalada, bem como a manutenção da vegetação do entorno, para dar mais visibilidade ao monumento urbano. A escultura de Calderari foi originalmente instalada na inauguração da obra de canalização do Rio Belém, que passa sob a praça.

Durante o processo de remoção, a coordenadora de Acervos da Fundação Cultural de Curitiba, Cláudia Ariole, supervisionou os trabalhos. Ela explicou que a intenção é realizar uma manutenção adequada para deter a ferrugem, mantendo, no entanto, a ação do tempo, conforme expressado por Calderari. “Fizemos uma pesquisa histórica e encontramos a declaração de Calderari, de que ele gostaria que a escultura sofresse ação do tempo”, ressaltou Ariole.

Fernando Calderari

Natural da Lapa, seguidor de Guido Viaro, era pintor, gravurista e escultor de ferro. Professor de várias gerações, artista premiado, Calderari ficou conhecido internacionalmente pelos retratos de suas marinas. 

Sua trajetória conta com inúmeras exposições individuais e coletivas e participação na VII Bienal de São Paulo, assim como obras em importantes coleções de museus do Brasil e diversos países, como Alemanha, Áustria, Estados Unidos, Inglaterra e Suíça.

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!
Ô Yeah yeahhhh!

Bruno Mars em Curitiba! E não será apenas um show! Preços e ingressos!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??
Respondido!

Por que a gasolina em Curitiba é mais cara que o resto do Paraná??

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?
Inusitado!

Curitibano foi longe demais?? Você provaria esse crepes de pinhão?

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.



Voltar ao topo