Mobilidade

Empresa gigante dos veículos elétricos conhece o transporte coletivo de Curitiba

CEO da BYD, Tyler Li e comitiva visitam Curitiba. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Uma comitiva de técnicos da empresa chinesa BYD, especialista em veículos elétricos, conheceu como funciona o sistema de transporte coletivo de Curitiba nesta sexta-feira (8).

LEIA MAIS – Fim da diversão! Park Tupã vai fechar depois de mais de 40 anos de atividades

Em reunião na sede da Urbanização de Curitiba (Urbs), os chineses aprenderam como foi a evolução do BRT (Bus Rapid Transit) e sobre os projetos em andamento do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que reúne o Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT Leste-Oeste, o Projeto Inter 2 e Interbairros 2.

LEIA TAMBÉM – Carros elétricos de luxo chegam a Curitiba; Conheça a BYD em detalhes

A BYD é uma das seis fabricantes de ônibus elétricos que estão em testes na capital paranaense. O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, afirmou para a comitiva chinesa que o prefeito Rafael Greca conseguiu suporte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a formatação do novo modelo de concessão do transporte público de Curitiba com foco na eletromobilidade.

Foto: Daniel Castellano / SMCS

LEIA AINDA – Adolescente desaparece em Curitiba e família está desesperada por notícias

A comitiva da BYD também conheceu o Centro de Controle Operacional (CCO) do transporte coletivo de Curitiba e foram até as praças Rui Barbosa e Carlos Gomes, e depois ao terminal do Pinheirinho.

Testes com ônibus elétrico em Curitiba

Os testes com os ônibus elétricos da BYD começaram em abril. “Curitiba é a única cidade do Brasil que lançou testes com ônibus elétricos de forma estruturada. São seis fabricantes diferentes e nove modelos de ônibus elétricos que estão em teste”, disse o presidente da Urbs.

VIU ESSA? Combinação polêmica vira lanche consagrado em lanchonete de Curitiba

Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade. O prefeito Rafael Greca já anunciou R$ 200 milhões para a compra dos primeiros ônibus elétricos da capital em 2024.

No médio prazo, até 2030, 33% da frota de ônibus de Curitiba deverá operar com emissão zero; alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), alinhado às ações globais de sustentabilidade.

Veículos da BYD

A chinesa BYD está no Brasil desde 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas (SP). Segundo a empresa, o ônibus elétrico que foi testado em Curitiba evita, em média, a emissão de 184 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1.311 árvores.

A empresa tem uma loja em Curitiba, inaugurada em agosto de 2022. A comitiva da BYD que visitou a Urbs era composta pelo presidente da BYD para o Brasil, Tyler Li; os vice-presidentes da BYD de Ferrovias, Ren Lin; de Sinalização, Liu Weihua; e de Transportes, Ji Xiaoping, e os técnicos Tan Xinyan, Li Xiaoquian, Zeng Hao, Cong Shijie, Zhuo Kaikuo, Hua Long, e Wang Yanli.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.