Vai pra onde?

Emergências de hospitais públicos estavam fechadas nesta manhã

As emergências dos principais hospitais públicos de Curitiba estavam lotadas no início da manhã deste sábado (25). Isso preocupou socorristas do Samu e do Siate, que se tivessem alguma emergência, teriam que se deslocar até algum hospital da região metropolitana para levar pacientes.

Conforme as informações recebidas pela Tribuna, os hospitais Cajuru e do Trabalhador amanheceram com as portas dos seus prontos socorros fechadas, pois estavam lotados de pessoas em atendimento e não tinham mais vagas. O Hospital Evangélico estava parcialmente fechado e só conseguia receber pacientes que não fossem muito graves.

No final da manhã, conforme informou o serviço regulador do Siate/Samu, apenas o Hospital do Trabalhador permanecia impossibilitado de receber mais pessoas. Já o Cajuru estava parcialmente fechado e o Evangélico funcionando normalmente. No entanto, informou a Prefeitura de Curitiba, responsável pelo serviço de regulação, a situação estava sob controle, pois o Siate não teve muitas ocorrências pela manhã.

Vai pra onde?

Conforme explicou a assessoria da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), não é difícil ocorrer estes fechamentos de prontos socorros, por estarem lotados. Isso geralmente ocorre nas noites de sexta a domingo, quando mais acidentes e outras situações de emergência acontecem. Mas, assim que a situação dos pacientes vai se resolvendo (são liberados para casa ou internados), as vagas nos prontos socorros vão sendo reabertas.

Mas, nestes casos, mesmo que não existam vagas nos hospitais de Curitiba, o Siate atende e encaminha a algum hospital da região metropolitana, como São José dos Pinhais (Hospital São José), Campo Largo (Hospital Nossa Senhora do Rocio) ou Campina Grande do Sul (Hospital Angelina Caron). Dificilmente algum destes hospitais não terá vaga.