Usina fotovoltaica

Economia de energia! Usina solar vai reduzir consumo em universidade de Curitiba em até 55%

Usina de energia solar
Placas da usina fotovoltaica em campus da UTFPR. Foto: Divulgação/Decom

Uma nova usina de energia solar foi instalada e será liberada para entrar em funcionamento em um dos campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, na sede do bairro Cidade Industrial (CIC). A iniciativa faz parte da chamada pública do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Companhia Paranaense de Energia (Copel), firmada em 2018, entre a UTFPR, Funtef e a Companhia com recursos de pouco mais de R$ 2 milhões. A vistoria de liberação ocorreu antes do carnaval, no dia 16 de fevereiro.

LEIA MAIS – Mega-Sena milionária premia apostas de Araucária e Curitiba; veja lotéricas ‘da sorte’

Segundo a UTFPR, o objetivo do programa é investir em ações de redução de consumo e combate ao desperdício de energia, promovendo a eficiência energética nos sistemas de iluminação. A usina vistoriada possui 504 painéis fotovoltaicos instalados no telhado do local e trará uma economia de até 55% no consumo de energia das sedes chamadas pela UTFPR de Neoville e Ecoville, em Curitiba (a sede Centro já conta com uma usina fotovoltaica).

“Nossa parceria com a Copel já vem de muito tempo e essa economia é muito importante para o serviço público, pois fará com que destinemos mais investimentos em situações que envolvam recursos para os alunos vulneráveis, além da manutenção e infraestrutura da instituição”, afirma o pró-reitor Rubens de Faria.

LEIA AINDA – Netflix mais barata? Streaming vai reduzir o preço em mais de 30 países

O convênio prevê, além da instalação da usina, a substituição de equipamentos de baixa eficiência energética e a troca de lâmpadas de alto e médio consumo por outras mais econômicas.

Programa

O Programa de Eficiência Energética é realizado, via chamada pública da Copel. Em 2018, também foram realizados acordos de cooperação do programa nos campi Apucarana, Toledo e Dois Vizinhos, sendo nos dois último com a implantação de usinas e o primeiro contemplando obras de iluminação.

LEIA TAMBÉM – Cooperativa do Paraná tem receita de R$ 28,1 bilhões e distribui milhões para cooperados

No ano de 2019, a parceria entre a Copel e a UTFPR teve continuidade com convênio para implantação de usinas, iluminação e ares-condicionados para os campi Campo Mourão, Cornélio Procópio, Londrina, Pato Branco e Ponta Grossa. Os acordos estão em fase de pregão, compras e obras das usinas.

Na sede Neoville, a UTFPR e a Copel já realizam parceria com a implementação de uma Estação de Pesquisa em Energia Solar. Coordenado pelo Laboratório de Energia Solar (Labens), o projeto conta com uma rede de estações solarimétricas e módulos de avaliação. Os módulos também foram instalados nos campi Ponta Grossa, Pato Branco, Medianeira, Campo Mourão e Cornélio Procópio.

A pesquisa é um dos projetos contemplados na chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D: “Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior”.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.