Em Curitiba

Desfile cívico militar e auto da Independência estão na programação da Semana da Pátria

Desfile será no Fazendinha, em Curitiba. Foto: Levy Ferreira/SMCS

O desfile cívico-militar que estava marcado para acontecer no bairro Fazendinha, neste sábado (26), foi cancelado pela Prefeitura de Curitiba, na tarde desta sexta-feira (25). O motivo é a previsão de chuvas para a capital neste fim de semana. As comemorações aconteceriam na Avenida Frederico Lambertucci, no Fazendinha, com bandas, fanfarras e desfile de estudantes de escolas municipais e militares.

LEIA MAIS – Bar e mercearia ‘Barmerindus’ faz sucesso há 30 anos na região de Curitiba

Mas de acordo com a prefeitura, as demais atrações da Semana Pátria, que marcam os 201 anos da Independência do Brasil, estão mantidas e preveem a realização do Auto da Independência produzido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), que irá percorrer as regionais da cidade. 

VIU ESSA? Noite da Kombi em Curitiba! Dia nacional do veículo terá evento com pernoite na Ceasa

Desfiles no Portão e no Centro Cívico

Na programação da Semana da Pátria está previsto um desfile no dia 3 de setembro, na Avenida Winston Churchill, na Regional Pinheirinho. E a Semana da Pátria termina na cidade com o tradicional desfile na Avenida Cândido de Abreu, no dia 7 de setembro, para celebrar a Independência do Brasil.

LEIA AINDA – Exposição imersiva do Van Gogh abre novas datas para Curitiba

Foto: Levy Ferreira/SMCS

Auto da Independência

O Auto da Independência que será encenado nas regionais é uma produção da Fundação Cultural de Curitiba dirigida para que crianças e adultos possam vivenciar uma parte importante da história do Brasil, através da reprodução de falas dos personagens históricos, cenários, figurinos e trilha sonora especial. 

O enredo retrata os principais momentos que levaram à separação entre Brasil e Portugal no dia 7 de setembro de 1822, destacando o papel da princesa Leopoldina no processo da independência.

O espetáculo é conciso e dinâmico, mas dá uma ideia da grande pressão que a corte portuguesa fazia sobre o príncipe regente, D. Pedro, para que retornasse à Europa com a sua família e retroagisse o status do Brasil para colônia.

A ameaça do retrocesso

No ano de 1822, era forte a pressão das cortes portuguesas para que D. Pedro abandonasse o Brasil à própria sorte. Enquanto isso, internamente, cresciam os movimentos separatistas, descontentes com a possibilidade do Brasil, que havia conquistado a condição de Reino Unido a Portugal e Algarves, retornar à sua condição de colônia.

Encenação emocionante

Para dar a experiência sensorial de imersão nesse momento histórico, os atores estarão em cena com figurinos de época. No enredo, a história é contada por uma professora para o seu aluno, o Curitibinha.

O cenário tem ao fundo, em grandes dimensões, uma reprodução do famoso quadro de Pedro Américo que retrata a cena do grito da independência às margens do riacho do Ipiranga.

O ponto alto da encenação é a entrada de D. Pedro I a cavalo, dando o grito “Independência ou Morte”. Em seguida, D. Pedro I e a imperatriz Leopoldina cantam o Hino da Independência.

Programação da Semana da Pátria em Curitiba

Apresentações do Auto da Independência:

4/9 
15h – Memorial de Curitiba – Rua Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco
(regionais Matriz, Santa Felicidade e Boa Vista)

5/9
10h – Rua da Cidadania da Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, 1.700, Fazendinha
(regionais Pinheirinho e Portão)

6/9
10h – Rua da Cidadania do Boqueirão – Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430, Boqueirão
(regionais Boqueirão e Cajuru)

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.