1ª temporada em Paranaguá

Cruzeiros no Paraná têm aprovação dos turistas e geram impacto para o estado

Foto: Rodrigo Felix Leal/SEIL-PR

O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), divulgou na última quinta-feira (04) os resultados da pesquisa Temporada de Cruzeiros 2023-2024, que buscou identificar o perfil e a satisfação dos visitantes que chegaram ao Paraná em navios de cruzeiros. Foram abordadas 607 pessoas, sendo 427 brasileiras e 180 estrangeiras.

LEIA MAIS – Concurso público na Grande Curitiba tem 78 vagas e salários de até R$ 15,6 mil

Os dados mostram que 61,6% dos participantes do levantamento disseram que voltariam a Paranaguá e a municípios do Litoral em outra oportunidade. Cerca de 85,6% dos participantes disseram que não conheciam o Paraná. Paranaguá, cidade em que o navio atracou, foi o destino mais visitado (79,2% dos passageiros). Outros 13,6% conheceram a Ilha do Mel e 6,1%, Pontal do Paraná, Morretes, Matinhos, Guaratuba, Antonina e Guaraqueçaba.

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Para 52,6% dos entrevistados, a segurança pública no estado foi um ponto de destaque durante a viagem. Para 54,9%, esse destaque ficou com a eficiência no processo de embarque e desembarque. A estrutura e a recepção turística foram apontadas por 46% dos participantes da pesquisa.

VIU ESSA? Terreno em Curitiba de mais de meio milhão! Vereadores vão votar sobre venda de lote

Os viajantes que participaram da pesquisa foram abordados no espaço de embarque e desembarque montado no Complexo Mega Rocio e, também, na Arena Paraná, fixada na Praça Central Mario Roque em Paranaguá. A abordagem às pessoas contou com a parceria da Secretaria de Cultura e Turismo de Paranaguá e do Observatório de Turismo de Paranaguá. 

O secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, destacou que a pesquisa é inédita e foi idealizada pela pasta estadual para conhecer os turistas que, pela primeira vez, pisaram no estado por meio de embarcação marítima. O Paraná entrou na rota da parada de navios de cruzeiros em dezembro do ano passado.

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Na temporada de cruzeiros, 29 mil passageiros e tripulantes desceram das embarcações para conhecer os atrativos turísticos paranaenses. O Porto de Paranaguá recebeu 15 atracações do Navio Lirica às sextas-feiras (entre os dias 01 de dezembro de 2023 e 08 de março de 2024), com embarque, desembarque e passageiros que desceram; e uma parada do navio Música, sem embarque e desembarque, em 23 de dezembro.

“Os números também mostram o impacto do turismo. Apenas na geração de emprego houve evolução de 74% neste mês de fevereiro em comparação com o mesmo mês do ano passado, passando de 908 para 1.585 novos empregos no setor”, complementou o secretário.

Perfil dos turistas que visitaram Paraná em cruzeiros

A pesquisa demonstra que dos 607 participantes, 58,6% eram do sexo feminino. A faixa etária majoritária era de 36 a 50 anos (38,2%), seguida de 51 a 65 anos (27,3%) e 25 a 35 anos (15,5%). A média de gasto por pessoa na cidade e na região do Litoral foi predominante entre R$ 51 e R$ 100 (27,9%) seguida de R$ 101 a R$ 200 (27,2%).

A maioria das pessoas que respondeu às perguntas fez a viagem de sete dias a bordo do cruzeiro em família (58,3%) ou em casal (23,4%). Em parcelas menores, aparecem aquelas que viajaram em grupo (16,1%) ou sozinhas (2,1%).

Para 58,6% essa foi primeira viagem de navio – que era um dos objetivos da promoção da rota paranaense. Outros 23,4% viajaram desta forma duas ou três vezes e 9,1% mais de quatro vezes.

Dos 427 passageiros brasileiros que responderam à pesquisa e desembarcaram no Litoral do Estado, 51,3% eram do Paraná, 3,5% de Santa Catarina, 0,9% de São Paulo e 0,5% do Rio de Janeiro.

Já entre os visitantes estrangeiros que passearam no estado enquanto o navio permaneceu atracado no Porto de Paranaguá, 72,2% eram da Argentina. Outros 18,3% eram do Chile, 1,7% do Peru, 1,7% do Equador e, em proporções menores, foram também registradas outras origens.

Relaxamento e descanso foram as escolhas de 53% dos participantes do levantamento. Para 32% deles, a escolha foi para conhecer novos destinos turísticos e 11% estavam em busca, principalmente de entretenimento e atividades a bordo.

Você já viu essas?

Shein vai abrir loja física em Curitiba: brindes, descontos e peças a partir de R$ 21,99
Moda e lifestyle

Shein vai abrir loja física em Curitiba: brindes, descontos e peças a partir de R$ 21,99

Fundador de gigante dos cosméticos de Curitiba está na lista de bilionários da Forbes
10 mais ricos do Brasil

Fundador de gigante dos cosméticos de Curitiba está na lista de bilionários da Forbes

Lote no Pilarzinho a partir de R$ 17 mil? Terreno tem permissão para venda em Curitiba
Mini terreno!

Lote no Pilarzinho a partir de R$ 17 mil? Terreno tem permissão para venda em Curitiba

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.