Alívio no bolso

Créditos do Nota Curitibana rendem desconto no IPTU

Os créditos da Nota Curitibana, entre outras coisas, podem ser convertidos em desconto no Imposto sobre Propriedade Territorial Urbana (IPTU) de 2020. Porém, quem quer o benefício tem até o próximo sábado (30) para realizar a indicação no site ou no app da Nota Curitibana.

Segundo a prefeitura, é possível usar os créditos do programa para abater até 30% do valor do imposto, além de ser permitido o desconto em mais de um imóvel. Serão restritos, entretanto, os descontos em propriedades com pendências no pagamento de tributos municipais.

Como fazer

Para pedir o desconto no IPTU, o contribuinte deve acessar o site do programa Nota Curitibana com as notas fiscais em mão. É preciso localizar a opção para ‘indicar créditos’ e lá digitar a indicação fiscal que consta no carnê, ou selecionar a indicação fiscal constante na tabela de indicações já realizada. O sistema calcula, de forma automática, o valor abatido no IPTU.

Em seguida, é preciso digitar o valor desejado, até o teto permitido pelo cálculo, no campo “Valor do crédito”. Por último, clicar em “Cadastrar”.

Pelo aplicativo, a operação é similar. Depois de acessar o sistema é só clicar em “Indicar créditos IPTU”, informar a “Indicação Fiscal” e “Valor” e “Cadastrar”.

Curitiba terá mais um binário a partir desta terça-feira